A EVOLUÇÃO DO MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS NO BRASIL

Autores

  • Gabriely Caroline Bonalune Ramos Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v16i1.591

Palavras-chave:

Produção cervejeira, Indicadores, Análise de setor

Resumo

Esse trabalho foi elaborado com o intuito de mostrar a evolução do mercado de cervejaria artesanal ao longo dos últimos anos, no Brasil. Mostrando seu potencial de produção, consumo e expansão do setor no país que hoje, se encontra nomeado como 3º maior produtor da bebida (ficando atrás apenas da China, e dos Estados Unidos), que é a mais consumida em todo o mundo. Com o elevado crescimento e a busca gradativa pelo produto, os consumidores de cerveja tradicional passaram a explorar novos sabores, e apreciar a nova bebida, criaram gosto pela diferenciação do sabor, e pelo poder de escolher as especificidades que possam agradar o seu paladar. A cerveja artesanal leva o consumidor a ter essa valorização pela produção local. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de artigos acadêmicos referentes ao tema, sites oficiais de associações do mercado cervejeiro e dados oficiais de empresas líderes no setor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

Como Citar

RAMOS, Gabriely Caroline Bonalune; PANDOLFI, Marcos Alberto Claudio. A EVOLUÇÃO DO MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS NO BRASIL. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 16, n. 1, p. 480–488, 2019. DOI: 10.31510/infa.v16i1.591. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/591. Acesso em: 5 dez. 2025.