ASPECTOS NARRATIVOS DO CONTO INSERIDOS NO DRAMA ESTÁTICO “O MARINHEIRO”, DE FERNANDO PESSOA

Autores

  • Suely Aparecidade Zeoula de Miranda UNESP - Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v2i1.443

Palavras-chave:

Narrativa, Linguagem teatral, Simbologia, Paradoxo

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar alguns aspectos narrativos inseridos no drama estático O Marinheiro, de Fernando Pessoa. Partindo da idéia de que, dentro do discurso literário, a narrativa é uma questão central, procuramos estabelecer pontes entre a peça e sua linguagem teatral, e a narrativa de que se vale uma das personagens para enredar o leitor e leva-lo a refletir de maneira direta sobre temas existenciais e, como é comum na obra pessoana, extremamente paradoxais. As três veladoras dajovem morta, encerradas num quarto de um castelo antigo, completamente imóveis, fazem da palavra sua única forma de interação com o mundo que existe lá fora. Sons, luzes, sombras, imagens, uma única janela que dá para o mar, tudo é profundamente simbólico. Nesse contexto, a narrativa assume seu papel de elo, conduzindo o leitor pelos caminhos que definem a emoção das personagens e a clara intenção do autor: mostrar a fugacidade das coisas e a fragilidade da vida, valendo-se da força e da permanência das palavras.

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Publicado

01/07/2005

Edição

Seção

Tecnologia em Comunicação

Como Citar

MIRANDA, Suely Aparecidade Zeoula de. ASPECTOS NARRATIVOS DO CONTO INSERIDOS NO DRAMA ESTÁTICO “O MARINHEIRO”, DE FERNANDO PESSOA. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 2, n. 1, p. 119–123, 2005. DOI: 10.31510/infa.v2i1.443. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/443. Acesso em: 5 dez. 2025.