APLICAÇÃO DO MÉTODO EVOLUCIONÁRIO COMO RESPOSTA PARA QUESTÕES DE OTIMIZAÇÃO EM ROTEIRIZAÇÃO ENTRE ESTABELECIMENTOS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MUNICÍPIO DE BARRETOS (SP)
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.387Palavras-chave:
Roteirização, Método Simplex, Método EvolucionárioResumo
O objetivo deste artigo é apresentar a utilização do Método Evolucionário como uma possibilidade de solução em problemas de otimização para a concepção de estratégias e decisões logísticas em roteirização entre estabelecimentos do setor de construção civil para o município de Barretos, no estado de São Paulo. Para realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa bibliográfica em livros e em artigos da internet e a resolução do problema proposto se deu por meio da planilha eletrônica Microsoft Excel e da sua ferramenta o Solver utilizando o método Evolucionário. Para tal finalidade, é necessário a definição e conceituação de tal método, assim como uma exemplificação prática de seu funcionamento. As explicações sobre como atua a logística começam a ceder espaço para o aprendizado de técnicas mais avançadas com o avanço do emprego da matemática. Dessa forma, ressalta-se que o uso desse método contribui para o alcance de respostas não previstas pelo responsável, o que permite viabilizar a otimização de resultados, e consequentemente, propiciar a melhor estratégia logística a ser adotada em questão. O trabalho conclui ainda que o método utilizado consegue atingir o objetivo de revelar qual a melhor rota entre os pontos e como consequência diminuir custos e fornecer informação para tomada de decisões.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.



.jpg)


1.png)
1.png)