O ESTUDO DE CASO DO IMPACTO DO SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE RESERVAS (STR) NA REDUÇÃO DE CUSTO DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS DE NUMERÁRIO

Autores

  • Francisco José de Souza Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
  • Paulo Henrique Benedeti Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
  • Karla Raquel Rosa Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
  • Oswaldo Lázaro Mendes Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.369

Palavras-chave:

Numerário, Tranferência, Interbancário

Resumo

O presente trabalho mostrará o funcionamento do sistema da cadeia de suprimento da logística de numerário com propósito de indicar, através de uma pesquisa exploratória e qualitativa de estudo de caso com embasamento bibliográfico e levantamento de dados, o quanto é possível uma empresa de prestação de serviços bancários explorar o sistema de transferência de reservas (STR) para a redução de custos mediante realizações de interbancários com instituições financeiras parceiras. Considerando as exigibilidades do atual mercado, o artigo explicita o cenário dotado de tarifas, normas, regras, condições e variáveis que são impostas tanto pelas transportadoras de valores quanto pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN) que dificultam o gerenciamento de uma tesouraria de numerário e consequentemente da gestão de recursos da instituição bancária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30/06/2018

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial / Gestão Empresarial

Como Citar

SOUZA, Francisco José de; BENEDETI, Paulo Henrique; ROSA, Karla Raquel; MENDES, Oswaldo Lázaro. O ESTUDO DE CASO DO IMPACTO DO SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE RESERVAS (STR) NA REDUÇÃO DE CUSTO DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS DE NUMERÁRIO. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 15, n. 1, p. 159–171, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.369. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/369. Acesso em: 5 dez. 2025.