A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DIGITAL PARA O RELACIONAMENTO DA MARCA COM CLIENTES

estudo de caso da coca-cola como um caso de sucesso

Autores

  • Leonardo Passos Paulucci Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Gustavo Henrique Del Vechio Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.346

Palavras-chave:

Internet, Relacionamento, Ambiente de negócios, Comunicação digital

Resumo

Esse trabalho procura demonstrar a importância de as marcas utilizarem os recursos digitais para oferecerem produtos e serviços, para divulgarem negócios, mas, sobretudo, para interagirem com clientes, mantendo, com eles, um relacionamento estreito. Para alcançar seus objetivos, o estudo primeiro avalia o crescimento da Internet ao longo do tempo, demonstrando o quanto hoje ela está presente no cotidiano das pessoas, permitindo que seus usuários não apenas recebam, mas também criem e compartilhem informações ou conteúdos multimídia (é, portanto, um meio comunicativo de via dupla, diferente de meios tradicionais como o rádio ou TV, que não oferecem tanta capacidade de interação). A partir dessas análises, o estudo tem bases para compreender a web como um importante espaço para negócios, muito pertinente às marcas comerciais. Para demonstrar como uma marca pode aproveitar esse universo digital, o estudo, então, procura realizar uma análise prática com a marca Coca-Cola, verificando como ela utiliza os mecanismos digitais para se conectar a seus clientes e expandir seu negócio. Por resultado, o estudo conclui que as empresas podem aproveitar cada vez mais os recursos da chamada web 2.0 em suas estratégias de marketing, mas sempre de maneira a interagir com os clientes. Pensar em marketing digital não se trata, portanto, de apenas divulgar produtos e serviços, mas sim, de manter a interatividade, isto é, manter o diálogo ou o relacionamento tão próximo quanto possível dos consumidores.

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Publicado

30/06/2018

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Como Citar

PAULUCCI, Leonardo Passos; DEL VECHIO, Gustavo Henrique. A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DIGITAL PARA O RELACIONAMENTO DA MARCA COM CLIENTES: estudo de caso da coca-cola como um caso de sucesso. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 15, n. 1, p. 51–62, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.346. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/346. Acesso em: 5 dez. 2025.