ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NA SEGURANÇA DE SISTEMAS E AMBIENTES DE NUVEM
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v21i2.2143Palavras-chave:
Segurança em nuvem, Risco na nuvem, Práticas de segurança, Proteção de dadosResumo
A segurança em nuvem é uma prioridade crucial para organizações que enfrentam um cenário digital cada vez mais complexo e dinâmico. Este artigo explorou os desafios associados à proteção de dados e sistemas na nuvem, destacando estratégias essenciais para mitigar riscos, como autenticação multifatorial, criptografia de dados e monitoramento contínuo. Além disso, foram ressaltados os benefícios tangíveis da segurança em nuvem, incluindo a redução de custos operacionais, o aumento da eficiência e escalabilidade, e a facilidade na conformidade com regulamentações. Ao investir em segurança na nuvem, as organizações não apenas protegem seus ativos digitais mais valiosos, mas também fortalecem a confiança dos clientes, minimizam riscos à reputação e garantem a continuidade dos negócios em um ambiente digital em constante evolução.
Downloads
Referências
GITHUB. 2018 DDoS Attack Analysis. GitHub, 2018. Disponível em: https://github.blog/2018-03-01-ddos-attack-analysis/. Acesso em: 27 set. 2024.
IBM SECURITY. Cost of a Data Breach Report 2023. IBM, 2023. Disponível em: https://www.ibm.com/security/data-breach. Acesso em: 27 set. 2024.
STALLINGS, William. Criptografia e segurança de redes: princípios e práticas. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2014.
STALLINGS, William. Criptografia e segurança de redes: princípios e práticas. 6. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2014.
TOMAZ, Raphael. Gestão estratégica e inteligência na segurança privada. 2. ed. Curitiba: Editora InterSaberes, 2023.
TOMAZ, Raphael. Gestão estratégica e inteligência na segurança privada. São Paulo: Editora Senac, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.


.jpg)


1.png)
1.png)