AVANÇOS DA REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v21i2.2108

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Educação Médica, Tecnologias Educacionais, Simulação Médica

Resumo

Nos últimos anos, a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) têm sido progressivamente integradas à educação médica, revolucionando as metodologias de ensino e aprendizado. Essas tecnologias oferecem simulações clínicas imersivas, permitindo que os estudantes pratiquem habilidades técnicas e tomem decisões críticas em um ambiente seguro e controlado. O artigo revisa a literatura existente para discutir os principais desafios na implementação de RA e RV, incluindo a desconexão entre teoria e prática, resistência à adoção, e a necessidade de capacitação dos educadores. Além disso, o texto aborda as perspectivas futuras para essas tecnologias, enfatizando a importância de um currículo que integre sistematicamente simuladores e as vantagens que RA e RV proporcionam, como experiências de aprendizado mais dinâmicas e eficazes. Ao explorar as aplicações e benefícios dessas inovações, o artigo destaca o potencial transformador da RA e da RV na formação de profissionais de saúde mais competentes e bem preparados

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Publicado

17/09/2025

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Como Citar

VALLIM, Leonardo Henrique Suith; PROF. ME. JOÃO DE LUCCA FILHO. AVANÇOS DA REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS . Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 21, n. 2, p. 269–282, 2025. DOI: 10.31510/infa.v21i2.2108. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/2108. Acesso em: 5 dez. 2025.