A A RELEVÂNCIA DO TRÁFEGO PAGO NAS EMPRESAS B2C
um estudo de caso em uma microempresa no segmento de produtos importados.
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v21i2.2076Palavras-chave:
marketing, tráfego pago, plataformas digitais, marketing digital, leadsResumo
O presente trabalho analisa a relevância do tráfego pago e das estratégias de marketing digital para o sucesso das microempresas, destacando como essas práticas podem impactar no crescimento das vendas e a visibilidade no mercado. À medida que as tecnologias evoluem e as exigências dos consumidores se transformam, a segmentação de mercado se torna crucial para a personalização das comunicações.
Este estudo baseia-se no desenvolvimento do marketing ao logo dos anos, desde o Marketing 1.0 até o Marketing 5.0, destacando a transição de um enfoque centrado no produto para uma abordagem que prioriza a experiência do consumidor e a utilização de tecnologias como a IA (inteligência artificial). A metodologia utilizada foi um estudo de caso em uma empresa do segmento de produtos importados que implementa práticas de marketing digital e tráfego pago em algumas plataformas digitais. A pesquisa incluiu um levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário de qualitativo para captar a percepção dos empresários sobre o impacto dessas estratégias nas vendas e na qualificação dos leads.
Os resultados indicam que o tráfego pago proporciona resultados rápidos e significativos, além de reforçar a importância de um bom relacionamento com o cliente, com as informações obtidas, permitem concluir que as microempresas que investem em tráfego pago e marketing digital estão mais bem posicionadas para competir e prosperar em um ambiente em constante transformação.
Downloads
Referências
GOMES, Marília; KURY, Glaura. A Evolução do Marketing para o Marketing 3.0: o marketing de causa. 2013. 11 f. Tese (Doutorado) - Curso de Publicidade e Propaganda, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2013.
KISO, Rafael. Unbound Marketing: como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital. São Paulo: Dvs Editora, 2021.
KOTLER, Philip et al. Marketing 3.0 as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 233 p.
_____________ Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
_____________Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
_____________. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
SANTOS, Lailton Lopes dos. TRÁFEGO PAGO: uma estratégia de marketing para negócios locais. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Gestão da Tecnologia da Informação, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Urutaí, 2024.
TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Interface Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.


.jpg)


1.png)
1.png)