O DESEMPENHO EM INOVAÇÃO EM SISTEMAS COMPLEXOS DE ATUAÇÃO, APOIADO PELA EVOLUÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE AS GESTÕES DA QUALIDADE E DO CONHECIMENTO

Autores

  • Francisco José Martins Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.820

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Gestão do Conhecimento, Inovação

Resumo

A consolidação e certificação dos sistemas de gestão da qualidade, com os benefícios esperados, apresenta muitos estudos sobre o tema, porém, um menor número de trabalhos relacionando-os com a integração necessária com a gestão do conhecimento e a análise do ambiente externo de atuação do negócio, visto como um sistema complexo e altamente dinâmico, assim como as mudanças necessárias com base nas novas tecnologias e a contribuição efetiva desses sistemas no desempenho em inovação para as organizações. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi o resgate de conceitos sobre a evolução dos sistemas de gestão da qualidade, a sua integração com a gestão do conhecimento e o desempenho esperado em inovação, justificado pela relevância do tema nos cenários atual e futuro, que apresentam um desafio maior para os respectivos gestores nas organizações quanto à sua abrangência em ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos. Concluiu-se que a melhoria contínua e a integração dos processos de gestão, devidamente suportados pelas lideranças, deve fomentar também o desempenho inovador, devendo estar no foco de atenção dos gestores envolvidos, notadamente em pequenas e médias empresas em desenvolvimento, como fator de sobrevivência e crescimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Como Citar

MARTINS, Francisco José. O DESEMPENHO EM INOVAÇÃO EM SISTEMAS COMPLEXOS DE ATUAÇÃO, APOIADO PELA EVOLUÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE AS GESTÕES DA QUALIDADE E DO CONHECIMENTO. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 17, n. 1, p. 759–770, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.820. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/820. Acesso em: 5 dez. 2025.