UM ESTUDO SOBRE RASTREABILIDADE VISANDO AO CONTROLE DE PROCESSOS

Autores

  • Anderson Rogério da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – São Paulo – Brasil
  • Angelita Moutin Segoria Gasparotto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.796

Palavras-chave:

Qualidade, Rastreabilidade, Controle de Processos

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar um estudo sobre rastreabilidade visando ao controle de processos, a partir da observação, de maneira prática, dos impactos positivos causados pela gestão da qualidade, por meio de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Além disso, ressaltar a importância do sistema de identificação e rastreabilidade como um diferencial competitivo e sua aplicação dentro de uma empresa metalúrgica. Sugere-se a utilização de ferramentas da qualidade como: carta de controle, 5W2H, ciclo PDCA. Mas, a ênfase maior recai em uma proposta de melhoria utilizando a identificação e rastreabilidade como base para a aplicação destas ferramentas citadas acima, para identificar, através de coleta e cruzamento de dados, se existirem, correlação entre as não conformidades mais frequentes de peças usinadas encontradas na linha de montagem e, elaborar um plano de ação a fim de melhorar o controle do processo produtivo de usinagem, evitando-se assim maiores prejuízos: financeiros, no cumprimento do prazo de entrega, na reorganização da programação de produção e, todos os transtornos gerados por peças não conformes que chegam à linha de montagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Como Citar

SILVA, Anderson Rogério da; GASPAROTTO, Angelita Moutin Segoria. UM ESTUDO SOBRE RASTREABILIDADE VISANDO AO CONTROLE DE PROCESSOS. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 17, n. 1, p. 708–720, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.796. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/796. Acesso em: 5 dez. 2025.