O MERCADO “IN NATURA” DO LIMÃO TAHITI
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.776Palavras-chave:
Lima Acida Thaiti;, Comercialização;, Consumo; Produção.Resumo
Inserido dentro do ramo da citricultura, o limão tahiti vem ganhando o mercado interno e externo. Propriedades de pequeno e médio porte vêm apostando na cultura nos últimos anos devido à rentabilidade elevada, fácil manejo e baixas perspectivas com outras culturas. O objetivo do trabalho é analisar o mercado “in natura” do limão tahiti, destacando a produção, a economia e o aspecto social da cultura no país. Visto que, atualmente, os estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais se destacam como os maiores produtores de limão thaiti. Devido ao seu uso diversificado, a fruta já é a sétima com mais demanda na CEAGESP, com possibilidade de aumento de consumo. No entanto, no cenário internacional há duas vertentes. A primeira, refere-se ao comércio com a União Europeia, principal comprador, destacando a Holanda e o Reino Unido. A outa vertente, é a não comercialização os Estados Unidos devido a problemas fitossanitários. Há também a diferenciação entre os preços do limão tahiti e da laranja. Todavia, há espaço para o crescimento do cultivo e da comercialização do limão thaiti, pois há possibilidade do aumento da renda familiar e, consequentemente, o consumo.
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