A CAPTURA DE MOVIMENTO COMO TECNOLOGIA PARA DAR FLUIDEZ NATURAL AOS MOVIMENTOS DE PERSONAGENS E OBJETOS 3D
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.752Palavras-chave:
Captura de Movimento;, Animação 3D;, Computação gráfica (CG);, Tecnologia emergente;Resumo
A captura de movimento, também chamada por mocap, é uma tecnologia cada vez mais utilizada sobretudo na indústria de jogos e produções audiovisuais, para oferecer mais naturalidade e fluidez ao movimento de objetos e personagens desenhados em 3D. Este estudo se propõe a analisar como esta tecnologia opera, tanto em termos computacionais, isto é, de hardwares e softwares, quanto em sua aplicação prática, mais especificamente em produções cinematográficas. Para isso traz, como exemplo, uma análise do filme “Alita: anjos de combate”, em que o uso desta tecnologia proporcionou aos personagens tridimensionais maior fluidez e integração com as filmagens e personagens reais das cenas. O que se conclui, a partir do estudo, é que sem a captura de movimento, seria muito mais difícil obter tamanho realismo ou fluidez natural no desenvolvimento de animações e artes tridimensionais.
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