A CAPTURA DE MOVIMENTO COMO TECNOLOGIA PARA DAR FLUIDEZ NATURAL AOS MOVIMENTOS DE PERSONAGENS E OBJETOS 3D

Autores

  • Saulo Godoy Proetti Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – SP – Brasil
  • Gustavo Henrique Del Vechio Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) – Taquaritinga – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.752

Palavras-chave:

Captura de Movimento;, Animação 3D;, Computação gráfica (CG);, Tecnologia emergente;

Resumo

A captura de movimento, também chamada por mocap, é uma tecnologia cada vez mais utilizada sobretudo na indústria de jogos e produções audiovisuais, para oferecer mais naturalidade e fluidez ao movimento de objetos e personagens desenhados em 3D. Este estudo se propõe a analisar como esta tecnologia opera, tanto em termos computacionais, isto é, de hardwares e softwares, quanto em sua aplicação prática, mais especificamente em produções cinematográficas. Para isso traz, como exemplo, uma análise do filme “Alita: anjos de combate”, em que o uso desta tecnologia proporcionou aos personagens tridimensionais maior fluidez e integração com as filmagens e personagens reais das cenas. O que se conclui, a partir do estudo, é que sem a captura de movimento, seria muito mais difícil obter tamanho realismo ou fluidez natural no desenvolvimento de animações e artes tridimensionais.

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Publicado

04/08/2020

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Como Citar

PROETTI, Saulo Godoy; DEL VECHIO, Gustavo Henrique. A CAPTURA DE MOVIMENTO COMO TECNOLOGIA PARA DAR FLUIDEZ NATURAL AOS MOVIMENTOS DE PERSONAGENS E OBJETOS 3D. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 17, n. 1, p. 82–94, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.752. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/752. Acesso em: 5 dez. 2025.