QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

a importância das pessoas nas organizações

Autores

  • Marriete Nagela Pereira Faculdade de Tecnologia de São Carlos (Fatec) – São Carlos – São Paulo – Brasil
  • Ana Teresa Colenci Trevelin Faculdade de Tecnologia de São Carlos FATECFaculdade de Tecnologia de São Carlos (Fatec) – São Carlos – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.716

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho, Motivação Organizacional, Programa de QVT

Resumo

Esse artigo teve por finalidade apresentar e discutir que a questão da qualidade de vida no Trabalho (QVT) é um fator motivacional e estratégico dentro das organizações. O estudo buscou investigar a importância da qualidade de vida no ambiente organizacional como aspecto motivador para o trabalhador e apresentar a importância da implantação dos programas de qualidade de vida no trabalho como estratégia de melhoria de produtividade, além de enfatizar como estes programas tornam as organizações mais saudáveis, competitivas e produtivas; também investigou quais aspectos associados ao comportamento organizacional impactam positiva e negativamente na saúde da organização, e como a qualidade de vida no trabalho interfere nos resultados da empresa, e promove condições que melhorem o desenvolvimento de seus colaboradores no ambiente de trabalho. Tratou-se de pesquisa de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, que através de pesquisa bibliográfica buscou estabelecer um comparativo entre diferentes modelos sobre Qualidade de Vida no Trabalho para, em seguida, apresentar uma Proposta de Implantação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Como Citar

PEREIRA, Marriete Nagela; TREVELIN, Ana Teresa Colenci. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: a importância das pessoas nas organizações. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 17, n. 1, p. 219–231, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.716. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/716. Acesso em: 5 dez. 2025.