OTIMIZAÇÃO DE ROTAS NA CIDADE DE JABOTICABAL UTILIZANDO O MÉTODO EVOLUTIONARY

Autores

  • Caroline Marciano Costa Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil
  • Alaf Rogerio Dalmazo Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil
  • Tiago Rangel Lima da Silva Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil
  • Oswaldo Lázaro Mendes Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.678

Palavras-chave:

Logística, Pesquisa Operacional, Roterização

Resumo

O presente artigo foi elaborado tendo como base um estudo para a otimização de rotas entre 19 estabelecimentos e duas entradas na cidade de Jaboticabal, no interior de São Paulo. Sua finalidade foi estudar as rotas e seus possíveis caminhos propondo uma melhoria para a mesma, identificando o melhor caminho. Para realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa bibliográfica em livros e em artigos da internet e a resolução do problema proposto se deu por meio da planilha eletrônica Excel da Microsoft e da sua ferramenta Solver utilizando o método Evolucionário. Com a análise dos resultados foi possível observar qual o melhor caminho a ser escolhido. Como as empresas nos dias atuais necessitam de rapidez na distribuição logística, conclui-se que é fundamental a utilização de ferramentas computacionais como o Solver do Excel para a otimização das informações e auxílio na tomada de decisão, gerando assim menores custos para as empresas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

21/12/2019

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Como Citar

COSTA, Caroline Marciano; DALMAZO, Alaf Rogerio; SILVA, Tiago Rangel Lima da; MENDES, Oswaldo Lázaro. OTIMIZAÇÃO DE ROTAS NA CIDADE DE JABOTICABAL UTILIZANDO O MÉTODO EVOLUTIONARY. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 16, n. 2, p. 124–132, 2019. DOI: 10.31510/infa.v16i2.678. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/678. Acesso em: 5 dez. 2025.