CLOUD GAMING

computação em nuvem nos jogos digitais

Autores

  • Victor Ayres Francisco da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Ana Paula dos Santos Martins Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil https://orcid.org/0000-0002-0525-198X

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v16i1.575

Palavras-chave:

jogos em nuvem, computação em nuvem, jogos digitais, tecnologia

Resumo

Este artigo, de caráter bibliográfico, pretende averiguar o que é a tecnologia cloud gaming. Para tal, é necessário demonstrar sua importância, sua relação com a computação em nuvem e com os jogos digitais, ademais os desafios de sua aplicação. Apresenta-se inicialmente a metodologia da pesquisa aplicada para o desenvolvimento do artigo, e com relação às teorias envolvidas, são mostrados os conceitos de computação em nuvem sucintamente, uma breve explicação sobre seus tipos, além de suas vantagens, desvantagens e modelos de serviços. Discorre-se acerca da definição de jogos digitais, seus diversos gêneros, suas plataformas e, por fim, seus motores de jogo. Esclarece-se também o que é cloud gaming, seus desafios e as iniciativas de uso atual no mercado dos jogos digitais. Conclui-se, finalmente, que o cloud gaming é a promessa e esperança da indústria dos jogos eletrônicos para erradicar a incompatibilidade entre gerações de consoles, a segmentação e limitações técnicas entre as plataformas e, principalmente, a pirataria.

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Publicado

30/06/2019

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Como Citar

SILVA, Victor Ayres Francisco da; MARTINS, Ana Paula dos Santos. CLOUD GAMING: computação em nuvem nos jogos digitais. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 16, n. 1, p. 158–170, 2019. DOI: 10.31510/infa.v16i1.575. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/575. Acesso em: 5 dez. 2025.