INTELIGENCIA ARTIFICIAL NAS UNIVERSIDADES: UMA REVOLUÇÃO ACADEMICA COM O CHATGTP

uma revolução acadêmica com o chatgpt

Autores

  • Otávio Pasqualotti Fatec Taquaritinga
  • Ana Paula dos Santos Martins

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v22i1.2247

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa, ChatGPT, Ensino Superior, Integridade Acadêmica, Transformações Pedagógicas

Resumo

Este artigo analisa o impacto da inteligencia artificial generativa, especificamente o chatGPT, no contexto academico apos o seu lançamento em novembro de 2022. Atraves de uma pesquisa qualitativa exploratorio-descritiva e revisão bibliografica sistematica de publicações entre 2022 e 2025, foi investigado como essa tecnologia tem transformado praticas pedagogicas e criado novos desafios eticos no ensino superior. Os resultados evidenciam uma dualidade: por um lado, o chatGTP funciona como tutor personalizado, otimizando o tempo de professores e democratizando o acesso ao conhecimento; por outro, suscita explicações sobre integridade academica, desenvolvimento do pensamento critico e depêndencia tecnologica dos estudantes. Especialistas como Ortiz (2024) destacam seus beneficios na personalização do aprendizado, enquanto Kelly (2023) alerta para os riscos à qualidade educacional. Cassol (2023) aponta que, frente as transformações tecnologicas, torna-se essencial o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que transcendem o cognitivo. Conclui-se que o futuro da educação superior não esta na proibição destas ferramentas, mas na adaptação das praticas pedagogicas  para fomentar competencias que maquinas não podem substituir, equilibrando inovação tecnologica e valores educacionais fundamentais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABBAS, Muhammad; JAM, farooq Ahmed, KHAN, Tariq lgbal. Is it harmful or helpful? Examine the causes and consequences of generative AI usage among university students. Int j Educ Technol High Educ 21, 10, 2024. Disponivel em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-024-00444-7. Acesso em: 25 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-024-00444-7

BAHROUM, Z. et al Transforming Education: A Comprehensive Review of Generative Arficial Inteligence in Educational Settings through Bibliometric and Content Analysis.

Sustainability, 15 (17), 12983. Disponivel em: https://doi.org/10.3390/su151712983. Acesso em: 25 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.3390/su151712983

CASSOL, D. Quais os impactos do chatGPT e da Inteligencia Artificial na Educação? Instituto Federal Santa Catarina , 2023. Disponivel em: https://www.ifcs.edu.br/web/ifcs-verifica/w/quais-os-impactos-do-chatgpt-e-da-inteligencia-artificial-na-educacao-. Acesso em: 2 de Abril 2025.

CHAN, C.K.Y. A comprehensive AI policy education framework for university teaching and learning. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 2023. Disponivel em: https://link.springer.com/article/10.1186/s41239-023-00408-3. Acesso em: 25 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00408-3

COSTA JUNIOR, J. F. et al. A inteligencia artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. I.], V.6, p. 246-269, 2023. Disponivel em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/111. Acesso em: 22 mar. 2025.

HU, K. ChatGPT sets record for fastest growing user base - analyst Note. Reuters, 2023. Disponivel em: https://www.reuters.com/technology/chatgtp-sets-record-fastest-growing-user-base-analyst-note-2023-02-01/. Acesso em: 14 mar. 2025.

KELLY, S.M ChatGPT passes exams from law and business schools. CNN Business. 2023. Disponivel em: https://edition.cnn.com/2023/01/26/tech/chatgpt-passes-exams. Acesso em: 20 mar. 2025.

LIMA, Cleosanice Barbosa; SERRANO, Agostinho. Inteligencia Artificial Generativa e ChatGTP: uma investigação sobre seu potencial na educação. Transinformação, v.36, 2024. Disponivel em: https://doi.org/10. 1590/2318-0889202436e2410839. Acesso em: 24 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-0889202436e2410839

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. São Paulo: Editora Atlas, 2003. Disponivel em: https://docentes.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/at_download/file. Acesso em: 09 abr. 2025.

ORTIZ, S. O que é ChatGPT? Como o chatbot de IA mais popular do mundo pode beneficia-lo. ZDNET, 2024. Disponivel em: https://www.zdnet.com/article/what-is-chatgpt-how-the-worlds-most-popular-ai-chatbot-can-benefit-you/. Acesso em: 15 mar. 2025.

SAMPAIO, R.C. et al ChatGTP e as outras IAs transformarão a pesquisa cientifica: reflexões sobre seus usos. Revista de Sociologia e Politica. v.32, 2024. Disponivel em: scielo.br/j/rsocp/a/rfSfWXpWqJWgrbRktcpXq9v/?format=pdf. Acesso em: 24 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-98732432e008

SPADINI, A.S. O que é a IA Generativa? A importancia e o uso das inteligencias artificiais como o ChatGPT, MidJourney e outras. Alura, 2023. Disponivel em: https://www.alura.com.br/artigos/inteligencia-artificial-ia-generativa-chatgtp-gtp-midjourney. Acesso em: 14 mar. 2025.

Downloads

Publicado

24/10/2025

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Como Citar

PASQUALOTTI, Otávio; MARTINS, Ana Paula dos Santos. INTELIGENCIA ARTIFICIAL NAS UNIVERSIDADES: UMA REVOLUÇÃO ACADEMICA COM O CHATGTP: uma revolução acadêmica com o chatgpt. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 22, n. 1, p. 193–201, 2025. DOI: 10.31510/infa.v22i1.2247. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/2247. Acesso em: 5 dez. 2025.