APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SMED NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

redução do tempo de setup e impacto na eficiência produtiva

Autores

  • Orlando Prudencio FATEC TAQUARITINGA
  • José Benedito Tosoni Decarlis Rodrigues Neto FATEC TAQUARITINGA

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v22i1.2188

Palavras-chave:

SMED, Industria alimentícia, Eficiência produtiva, Redução do tempo de setup

Resumo

O mercado tem exigido das organizações uma constante mudança e adaptação, pois é necessário atender as exigências dos clientes por uma gama cada vez maior e variada de produtos. A redução do tempo de setup é uma tarefa essencial para aumentar a eficiência produtiva e a competitividade na indústria alimentícia. Diante disso, a metodologia SMED aparece como uma solução eficiente e eficaz para diminuir os tempos ociosos das máquinas e otimizar a flexibilidade das linhas de produção, garantindo que a padronização dos processos melhore a qualidade dos produtos. Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar e explorar a aplicação da metodologia SMED na indústria alimentícia, quais seus benéficos e desafios. O método aplicado foi o bibliográfico, com análise de bases de artigos acadêmicos, revistas especializadas, sites e trabalhos científicos. O resultado deste trabalho indica que, os investimentos necessários para a aplicação do SMED resultam em significativos ganhos de produtividade e expressiva redução de custo, se transformando em diferenciais competitivos e estratégicos para a empresa dentro do setor alimentício.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BACK, Gabriela Carolina. Aplicação do método SMED para melhoria no processo de setup em uma indústria alimentícia. TCC. Universidade Tecnológica do Paraná, Medianeira, 2019.

BORGES, Ronaldo. Redução, padronização de setup durante a troca de produto em uma indústria alimentícia utilizando TRF, SMED. Monografia. Universidade Tecnologica do Paraná. Pato Branco, 2018.

FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza:UEC, 2002, Apostila.

FONSECA, Bruna Grassetti. Estudo sobre as adaptações do lean manufacturing utilizando a ferramenta do mapeamento de fluxo de valor em uma indústria de alimentos. Dissertação. Uniara. Araraquara, 2016.

FRAIZ, M.M. et al. Implementação da metodologia SMED em um processo manual: Estudo de caso em uma indústria do setor de óleo e gás. Journal of lean systems, v.4, nº 3, p. 121-145. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba.2019.

GAZEL, W.F.; SALLES, J.A.A.; FEITOSA, W.G. Redução do tempo de setup em uma linha de ingredientes sólidos de uma fábrica alimentícia do pim: estudo de caso. XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Curitiba, PR. 07 a 10 out. 2014.

LADEIRA, José Nunes. Benefícios das ferramentas Lean Manufacuring: análise setorial e pro tamanho da empresa. Dissertação. Universidade da Beira Interior. Corvilhã, 2017.

MENEZES, Maurício Lima de. Aplicação da metodologia SMED para redução do tempo total de setup em uma indústria de fabricação de pneus: estudo de caso para implementação em extrusora de borracha. Dissertação. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.

PEREIRA, Mateus Antônio Alves. Aplicação da metodologia SMED para redução do tempo de sanitização em uma indústria alimentícia. TCC. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021.

SANTOS, Rodrigo Ferreira dos. Redução de tempo de setup durante a troca de produto utilizando a ferramenta smed em uma industria alimenticia.TCC. Centro Universitario Euripides de Marília. Marília, 2015.

Downloads

Publicado

24/10/2025

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Como Citar

PRUDENCIO, Orlando; TOSONI DECARLIS RODRIGUES NETO, José Benedito. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SMED NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA: redução do tempo de setup e impacto na eficiência produtiva. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 22, n. 1, p. 567–577, 2025. DOI: 10.31510/infa.v22i1.2188. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/2188. Acesso em: 5 dez. 2025.