DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA MOTIVAR A DOAÇÃO REGULAR DE SANGUE

Autores

  • Paulo Henrique Serrano
  • Valdecir Becker

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v22i1.2174

Palavras-chave:

Chatbot, Comunicação em Saúde, Doação de Sangue, Design Centrado no Usuário

Resumo

Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento do chatbot Socorro, que incentiva a doação voluntária e regular de sangue através da plataforma de mensagens instantâneas Telegram. A pesquisa adotou a metodologia Design Science Research para a criação e avaliação do artefato. O Socorro foi concebido para melhorar a conscientização sobre a importância da doação de sangue, oferecendo funcionalidades como acesso ao histórico de doações, lembretes para novas doações e formação de grupos de doação. A aplicação de heurísticas de usabilidade específicas para chatbots destacou a clareza da linguagem, a preservação do contexto e a usabilidade do chatbot e permitiu a identificação e aprimoramento das mensagens de interação, destacando o potencial de tais tecnologias para promover práticas de saúde pública e bem estar. Os resultados indicam que assistentes virtuais podem ser utilizados para aumentar a interação em práticas sociais desejáveis e, nesse caso potencialmente integrarem-se a sistemas de hemocentros, oferecendo uma solução eficaz para ampliar a conscientização e participação social na doação de sangue.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BATISTA, Gabriely; MONTEIRO, Mateus; SALGADO, Luciana. Investigando chatbots governamentais: um panorama sobre a usabilidade dentro e fora do Brasil. In: ANAIS DO X WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO 2022, Porto Alegre, RS, Brasil. Anais [...]. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC, 2022. p. 73–84. DOI: 10.5753/wcge.2022.223318. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wcge/article/view/20712. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2022.223318

BICKMORE, Timothy; CASSELL, Justine. Social Dialongue with Embodied Conversational Agents. In: VAN KUPPEVELT, Jan C. J.; DYBKJÆR, Laila; BERNSEN, Niels Ole (org.). Advances in Natural Multimodal Dialogue Systems. Dordrecht: Springer Netherlands, 2005. p. 23–54. DOI: 10.1007/1-4020-3933-6_2. Disponível em: https://doi.org/10.1007/1-4020-3933-6_2. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-3933-6_2

CACANINDIN, Napoleon M. Greening food consumption using chatbots as behavioral change agent. Journal of Advanced Research in Dynamical and Control Systems, v. 12, n. 01, p. 204-211, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5373/JARDCS/V12SP1/20201064. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.5373/JARDCS/V12SP1/20201064

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. A. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. [s.l.] : Bookman Editora, 2015.

FØLSTAD, Asbjørn; SKJUVE, Marita; BRANDTZAEG, Petter Bae. Different Chatbots for Different Purposes: Towards a Typology of Chatbots to Understand Interaction Design. In: (Svetlana S. Bodrunova, Olessia Koltsova, Asbjørn Følstad, Harry Halpin, Polina Kolozaridi, Leonid Yuldashev, Anna Smoliarova, Heiko Niedermayer, Org.) INTERNET SCIENCE 2019, Cham. Anais. Cham: Springer International Publishing, 2019. p. 145–156. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-17705-8_13. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-17705-8_13

FREIRE, A. Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta sexta (14). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/dia-mundial-do-doador-de-sangue-e-celebrado-nesta-sexta-14. Acesso em: 7 nov. 2024.

GABARRON, Elia; LARBI, Dillys; DENECKE, Kerstin; ÅRSAND, Eirik. What do we know about the use of chatbots for public health? Digital Personalized Health and Medicine, [S. l.], p. 796–800, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3233/SHTI200270. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.3233/SHTI200270

HEVNER, Alan; VOM BROCKE, Jan; MAEDCHE, Alexander. Roles of digital innovation in design science research. Business & Information Systems Engineering, [S. l.], v. 61, p. 3–8, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-018-0571-z. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-018-0571-z

JÄRVINEN, Pertti. Action research is similar to design science. Quality & quantity, v. 41, p. 37-54, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11135-005-5427-1. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-005-5427-1

JOHANSSON, Clare et al. Shared leadership as a vehicle to healthy service eco-systems: practical or fanciful?. Journal of Social Marketing, v. 8, n. 2, p. 159-181, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JSOCM-03-2016-0009. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/JSOCM-03-2016-0009

LANGEVIN, Raina et al. Heuristic evaluation of conversational agents. In: Proceedings of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2021. p. 1-15. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3411764.3445312. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1145/3411764.3445312

LUDWIG, Silvia Terra; RODRIGUES, Alziro César de Morais. Doação de sangue: uma visão de marketing. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, n. 3, p. 932-939, 2005. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csp/v21n3/28.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300028

MOLICH, Rolf; NIELSEN, Jakob. Improving a human-computer dialogue. Commun. ACM, [S. l.], v. 33, p. 338–348, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1145/77481.77486. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1145/77481.77486

OGILVIE, Lisa; PRESCOTT, Julie; CARSON, Jerome. The use of chatbots as supportive agents for people seeking help with substance use disorder: A systematic review. European addiction research, v. 28, n. 6, p. 405-418, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1159/000525959. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1159/000525959

ORGANIZATION, World Health; OTHERS. Towards 100% voluntary blood donation: a global framework for action. [S. l.], 2010. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241599696. Acesso em: 27 jun. 2025.

POLONSKY, Michael; FRANCIS, Kate; RENZAHO, Andre. Is removing blood donation barriers a donation facilitator? Australian African migrants’ view. Journal of Social Marketing, [S. l.], 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JSOCM-08-2014-0054. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/JSOCM-08-2014-0054

RADFORD, Alec; WU, Jeffrey; CHILD, Rewon; LUAN, David; AMODEI, Dario; SUTSKEVER, Ilya; OTHERS. Language models are unsupervised multitask learners. OpenAI blog, [S. l.], v. 1, n. 8, p. 9, 2019. Disponível em: https://storage.prod.researchhub.com/uploads/papers/2020/06/01/language-models.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.

ROMAN, Mateus Klein et al. “Hey assistant, how can I become a donor?” The case of a conversational agent designed to engage people in blood donation. Journal of Biomedical Informatics, v. 107, p. 103461, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbi.2020.103461. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbi.2020.103461

VALÉRIO, Francisco Albernaz Machado; GUIMARÃES, Tatiane Gomes; PRATES, Raquel Oliveira; CANDELLO, Heloisa. Chatbots Explain Themselves: Designers’ Strategies for Conveying Chatbot Features to Users. Journal on Interactive Systems, [S. l.], v. 9, n. 3, 2018. DOI: 10.5753/jis.2018.710. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/jis/article/view/710. Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.5753/jis.2018.710

Downloads

Publicado

24/10/2025

Edição

Seção

Tecnologia em Comunicação

Como Citar

SERRANO, Paulo Henrique; BECKER, Valdecir. DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA MOTIVAR A DOAÇÃO REGULAR DE SANGUE. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 22, n. 1, p. 699–710, 2025. DOI: 10.31510/infa.v22i1.2174. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/2174. Acesso em: 5 dez. 2025.