PROPOSTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE ATENDIMENTO EPREPARO EM UMA SORVETERIA UTILIZANDO A SIMULAÇÃO COM O SOFTWARE ARENA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v22i1.2158Palavras-chave:
Satisfação do cliente, Simulação Computacional, Tomada de decisãoResumo
Este artigo apresenta uma proposta de melhoria no processo de atendimento e preparo de pedidos em uma sorveteria no interior de São Paulo, utilizando o software de simulação Arena. O objetivo é identificar, analisar e corrigir os possíveis gargalos operacionais, buscando soluções para reduzir o tempo de espera dos clientes e aumentar a eficiência do serviço. A metodologia adotada foi quantitativa, baseada na modelagem e simulação do fluxo de atendimento, desde a chegada do cliente até a entrega do produto final. Os resultados indicaram que a fila para a preparação de shakes era o principal problema, sobrecarregando um dos operadores e aumentando o tempo de espera, o que impacta negativamente a qualidade do atendimento. A solução proposta consistiu na alocação de um funcionário adicional para esse setor, o que resultou na redução do tempo de espera e na melhoria do fluxo operacional. Assim, considera-se que a simulação computacional é uma ferramenta eficaz para compreender, aprimorar e otimizar processos em empresas, tornando o serviço mais rápido e organizado.
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