ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA AUXILIAR NA ACESSIBILIDADE EM JOGOS ELETRÔNICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v21i2.2107

Palavras-chave:

Acessibilidade, Tecnologias emergentes, Jogos eletrônicos, Inclusão

Resumo

Este artigo investiga a viabilidade do uso de tecnologias emergentes para promover a acessibilidade em jogos eletrônicos, focando principalmente nas necessidades de jogadores com deficiências visuais, auditivas, motoras e cognitivas. A partir de uma revisão da literatura e da análise de tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada, o estudo avalia o impacto dessas inovações no desenvolvimento de jogos inclusivos. Os resultados indicam que essas tecnologias podem melhorar significativamente a acessibilidade, proporcionando experiências adaptadas às diferentes limitações dos jogadores. No entanto, há desafios a serem superados, como o custo elevado de implementação e a falta de padronização no design acessível. Conclui-se que, apesar das dificuldades, essas tecnologias apresentam grande potencial para auxiliar e transformar o cenário atual dos jogos eletrônicos, promovendo uma inclusão mais ampla. Além disso, são propostas recomendações para facilitar a integração dessas soluções no processo de criação de jogos acessíveis, garantindo maior equidade no acesso ao entretenimento digital nos jogos eletrônicos.

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Publicado

17/09/2025

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Como Citar

SANTOS, Fernando Felipe dos; PINTO, Giuliano Scombatti. ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA AUXILIAR NA ACESSIBILIDADE EM JOGOS ELETRÔNICOS. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 21, n. 2, p. 259–268, 2025. DOI: 10.31510/infa.v21i2.2107. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/2107. Acesso em: 5 dez. 2025.