APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 5S EM AMBIENTES LABORATORIAIS

impactos e benefícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v21i2.2084

Palavras-chave:

Melhoria Contínua, 5S, Implementação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a aplicação do 5S em um laboratório da indústria alimentícia, com o objetivo de demonstrar os impactos e benefícios gerados por esse método visando promover uma organização dos processos, maior segurança e eficiência. A pesquisa adota uma abordagem metodológica qualitativa e utiliza revisão bibliográfica para explorar como a implementação dos 5S pode transformar o ambiente de trabalho. Para isso, realizou-se um estudo de caso em um laboratório. A análise inclui um roteiro detalhado para a implementação do 5S, que abrange desde a formação de uma equipe até o acompanhamento contínuo das suas ações. Os resultados demonstram que a aplicação dos 5S promove um aumento significativo na produtividade, reduz desperdícios e melhora a segurança. No entanto, os principais desafios incluem a elaboração de um bom roteiro de implementação e a superação das barreiras culturais existentes. Além disso, o 5S contribui para a melhoria contínua, otimizando o uso dos recursos e aumentando a satisfação dos colaboradores. A conclusão ressalta a importância da adesão contínua ao sistema 5S e sugere que futuras pesquisas devem focar na adaptação do 5S para diferentes tipos de práticas específicas, bem como na superação das barreiras culturais e operacionais para uma implementação eficaz. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BORGES, J.O. Implantação do programa 5s no escritório e nas áreas técnicas de um empreendimento imobiliário, Monografia: Curso de Engenharia de Produção da Universidade São Francisco, Universidade São Francisco, Campinas, 2012.

BRITTO, M. de F.P. de; ROTTA, C.S.G. A implantação do Programa 5S num hospital geral privado do interior do Estado de São Paulo como ferramenta para a melhoria da qualidade. RAS, São Paulo, v. 3, n. 11, p. 9-13, 2001.

CORRÊA, C.R. Grau de satisfação dos clientes externos da empresa de tintas Farben no estado de Santa Catarina com relação ao sistema tinto métrico. Monografia: MBA Executivo em Gestão de Vendas - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, 2011.

COSTA, G.V. As objeções na implementação do programa 5s, IESB-PREVE – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE BAURU, Curso de Graduação em Administração de Empresas, 2008.

FERREIRA, M.L. Inovação do processo da troca de molde na fundição sob pressão aplicando o método produção enxuta. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

JUNIOR, I.M; CIERCO, A.A.; ROCHA, A.V.; MOTA, E.B.; LEUSIN, S. Gestão da Qualidade. Editora FGV, Rio de Janeiro, 2010.

MARTINS, C.A. Proposta de implementação da ferramenta 5S em empresa de tampografia e serigrafia: um estudo de caso. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.

OLIVEIRA, O.J. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

PALADINI, E.P.; BOUER, G.; FERRREIRA, J.J. A.; CARVALHO, M.M.; MIGUEL, P.A. C.; SAMOHYL, R. W.; ROTONDARO, R. G. Gestão da Qualidade: teorias e cases. Elsevier Editora Ltda, Rio de Janeiro, 2012.

RODRIGUES, M.V. Ações para a qualidade. Elsevier Editora Ltda, Rio de Janeiro, 2014.

SALGADO, L.S. O sistema de excelência em gestão e sua implantação em uma empresa de mineração e construção, Juiz De Fora, MG – BRASIL, 2008.

SILVA, M.C. Programa 5S - Qualidade Total. Trabalho de conclusão de curso Graduação em Administração – Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, Assis, São Paulo, 2011. Disponível em < https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0811260975.pdf>. Acesso em: 20 Set. 2024.

TORQUATO, S.J. ARAÚJO, M.A.D. Avaliação do programa 5 “S” em uma instituição de ensino, Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 79-97, abril/junho 2008. DOI: https://doi.org/10.5700/rege332

Downloads

Publicado

17/09/2025

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Como Citar

NASCIMENTO, Claudete Luiza do; CASAGRANDE, Diego José. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 5S EM AMBIENTES LABORATORIAIS: impactos e benefícios. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 21, n. 2, p. 803–814, 2025. DOI: 10.31510/infa.v21i2.2084. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/2084. Acesso em: 5 dez. 2025.