NPC EM JOGOS DIGITAIS

a evolução do uso de ia na construção de personagens não jogáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v21i2.2061

Palavras-chave:

IA (Inteligência Artificial), Jogos Digitais

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como a inteligência artificial (IA) evoluiu na criação de NPCs (personagens não jogáveis) em jogos digitais e como essas tecnologias impactam a experiência do jogador. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, analisando técnicas como A* (A-estrela), Machine Learning e Deep Learning para entender como essas tecnologias adaptam e personalizam o comportamento dos NPCs com base nas ações do jogador. Os resultados indicam que a IA torna os jogos mais dinâmicos e interativos, embora existam desafios éticos e técnicos, como o custo computacional e o equilíbrio de gameplay. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem abordagens como IA Generativa para aumentar a complexidade e a adaptabilidade dos NPCs, desafiando e envolvendo os jogadores de maneiras inovadoras.

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Publicado

17/09/2025

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Como Citar

SANFLORIAN FERIOLI, Lucas; DE LUCCA FILHO, João. NPC EM JOGOS DIGITAIS: a evolução do uso de ia na construção de personagens não jogáveis. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 21, n. 2, p. 133–146, 2025. DOI: 10.31510/infa.v21i2.2061. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/2061. Acesso em: 5 dez. 2025.