UM ESTUDO SOBRE A METODOLOGIA SEIS SIGMA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.969Palavras-chave:
Seis Sigma, Foco no Cliente, Qualidade, Menor CustoResumo
O atual cenário está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, pensando nisso iniciou-se a busca pela qualidade total e alta competitividade com o menor custo possível. O Seis Sigma, metodologia criada na década de 80 vem com esse objetivo, ele utiliza do embasamento estatístico para conquistar as metas estabelecidas. Tem como objetivo atingir a excelência na competitividade com a melhoria contínua dos processos, sendo uma estratégia gerencial para acelerar o aperfeiçoamento em processos, produtos e serviços. A expressão Sigma mensura a capacidade do processo a trabalhar isento de falhas. A contenção da oscilação no resultado cedido aos clientes em uma taxa de 3,4 imperfeições por milhão ou 99,99966% de perfeição define o Seis Sigma. O método se torna único e extremamente eficaz pela sua estruturação e foco na redução da variabilidade do processo. O estudo tem como objetivo apresentar os conceitos, definições e ferramentas do Seis Sigma e entender sua eficácia. A metodologia garantiu a empresa estudada uma economia de milhões de dólares além de maior produção, conquistaram a satisfação dos clientes e um maior desempenho dos colaboradores. A ferramenta DMAIC possibilitou maior comunicação e participação em equipe se tornando parte da cultura da empresa, garantindo assim que os colaboradores tivessem o mesmo nível de conhecimento da metodologia e ferramenta auxiliando na comunicação e tomada de decisões da empresa em conjunto com seus funcionários. Utilizando como metodologia de estudo revisão bibliográfica e estudo de caso.
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