UM ESTUDO SOBRE A METODOLOGIA SEIS SIGMA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i2.969Palavras-chave:
Seis Sigma, Foco no Cliente, Qualidade, Menor CustoResumo
O atual cenário está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, pensando nisso iniciou-se a busca pela qualidade total e alta competitividade com o menor custo possível. O Seis Sigma, metodologia criada na década de 80 vem com esse objetivo, ele utiliza do embasamento estatístico para conquistar as metas estabelecidas. Tem como objetivo atingir a excelência na competitividade com a melhoria contínua dos processos, sendo uma estratégia gerencial para acelerar o aperfeiçoamento em processos, produtos e serviços. A expressão Sigma mensura a capacidade do processo a trabalhar isento de falhas. A contenção da oscilação no resultado cedido aos clientes em uma taxa de 3,4 imperfeições por milhão ou 99,99966% de perfeição define o Seis Sigma. O método se torna único e extremamente eficaz pela sua estruturação e foco na redução da variabilidade do processo. O estudo tem como objetivo apresentar os conceitos, definições e ferramentas do Seis Sigma e entender sua eficácia. A metodologia garantiu a empresa estudada uma economia de milhões de dólares além de maior produção, conquistaram a satisfação dos clientes e um maior desempenho dos colaboradores. A ferramenta DMAIC possibilitou maior comunicação e participação em equipe se tornando parte da cultura da empresa, garantindo assim que os colaboradores tivessem o mesmo nível de conhecimento da metodologia e ferramenta auxiliando na comunicação e tomada de decisões da empresa em conjunto com seus funcionários. Utilizando como metodologia de estudo revisão bibliográfica e estudo de caso.
Downloads
Métricas
Referências
Condé, G. C., & Martens, M. L. Projetos lean manufacturing para geração de portfólio: uma revisão da literatura. Exacta – EP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 103-122, 2018
COSTA NETO, P. L. D. O.; CANUTO, S. A. Administração com qualidade:
Conhecimentos necessários para a gestão moderna. São Paulo: Bluncher, 2010.
DEVANE, T. Integrating lean six sigma and high performance organizations. San Francisco: Pfeiffer Wiley Imprint, 2004.
FARSIJANI, H.; NIKABAI, M. S.; AMIRIMOGHADAM, H. Six sigma project selections using fuzzy networkanalysis and fuzzy MADM. Decision Science Letters, v 4, p.87-96, 2015.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa .4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARZAGÃO, D. S. L.; CARVALHO, M. M. Critical success factors for Six Sigma projects. International Journal of Project Management, v. 34, n. 8, p. 1505-1518, 2016.
Modelo DMAIC. Dreamstime, 2019. Disponível em:https://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-royalty-free-melhoria-de-processo-seis-sigma-image28804859. Acesso em: 27 de nov. de 2019.
PYSDEK, T. The Six Sigma Handbook. McGraw-Hill, e-book edition. New York, 2003.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK® Guide 2000 Edition, Pennsylvania-USA 2000
RAMOS, A. et al. Seis Sigma: Estratégia Gerencial para a Melhoria de Processos, Produtos e Serviços. 1. ed. São Paulo: Editora ATLAS S.A., 2013.
RODRIGUES, S. G. Aplicação da Lógica Paraconsistente na seleção de alternativas de
Transporte público. Dissertação de Mestrado em Transportes, Publicação T.DM-
A/2013, Brasília, 2013. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de
Brasília.
ROTONDARO, R. Seis Sigma: Estratégia Gerencial para a Melhoria de Processos, Produtos e Serviços. 1. ed. São Paulo: Editora ATLAS S.A., 2011.
Saghaei, A., & Didehkhani, H. (2011). Developing an integrated model for the evaluation and selection of six sigma projects based on ANFIS and fuzzy goal programming. Expert Systems with Applications, 38(1), 721-728.
SANTOS, V. Estudo de Caso: Seis Sigma na Indústria de Fabricação Elétrica. FM2S, 2019. Disponível em: <https://www.fm2s.com.br/estudo-de-caso-seis-sigma-2/. Acesso em: 10 de fev. de 2020.
WERKEMA, M. C. C. Criando a cultura Seis Sigma. Série Seis Sigma. Volume 1. Nova Lima, MG: Werkema Ed., 2004.
WERKEMA, M.C.C. Criando a cultura Lean Seis Sigma. 2 ed. Belo Horizonte: Werkema Editora, 2012. VOITTO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma. Apostila do treinamento, rev. 15, 2014.
Yellow Belt em Six Sigma: o que é, diferença entre os Belts e ferramentas. IPOGblog, 2019. Disponível em:https://blog.ipog.edu.br/engenharia-e-arquitetura/yellow-belt/. Acesso em: 04 de mar. de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interface Tecnológica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 757
- PDF 480