ESTUDO DE VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA PEQUENA AGROINDÚSTRIA NO SETOR DE DOCES EM TAQUARITINGA/SP
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.736Palavras-chave:
Agroindústria, Doces, Implantação, ViabilidadeResumo
O processo de industrialização de alimentos tem como o objetivo promover a conservação dos produtos para ofertá-los durante todo o ano, bem como agregar valor à matéria-prima. A forma mais comum de industrializar as frutas é produzindo doces e geleias. O presente projeto tem como principal objetivo analisar a viabilidade de implantação de uma agroindústria de doces, na cidade de Taquaritinga-SP para a venda no município e aos redores, sendo um produto que poderá ser vendido diretamente para o consumidor final e comércio local da região. Foram feitas análises de investimentos, equipamentos, despesas, custos fixos, custos variáveis, estimativas de vendas e receita, para analisar a viabilidade econômica do presente projeto. O trabalho foi desenvolvido por meio de desenvolvimento de um plano de negócio para a instalação de uma pequena indústria no setor de doces, exclusivamente em potes, fazendo o uso de pesquisas bibliográficas, pesquisa de mercado pela região de instalação da pequena agroindústria e um estudo de viabilidade econômica. A estimativa de produção e receitas foram feitas a partir do valor final de tonelada de cada fruta e utilizamos uma porcentagem específica de lucro para cada doce. Tendo como resultado o VPL de R$ 288.116,41 reais, a TIR de 55% e a TMA de (12%).
Downloads
Métricas
Referências
MXM SISTEMAS. São Paulo: Abril, 2017. Análise financeira: entenda a importância e saiba como fazer. Disponível em: <https://www.mxm.com.br/blog/analise-financeira-entenda-importancia-e-saiba-como-fazer/>. Acesso em: 17 fev. 2020.
AVILA, Rafael; TRÊS INDICADORES DE VIABILIDADE ESSENCIAIS PARA SEU NOVO NEGÓCIO DAR CERTO; 2015. Disponível em: <https://blog.luz.vc/o-que-e/3-indicadores-de-viabilidade-essenciais-para-seu-novo-negocio-dar-certo/>. Acesso em: 20 nov. 2019.
BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. 2. ed. Barueri: Manole, 2012.
FILIPIN, Cassandro. Plano de negócio para uma confeitaria de Guaporé/RS. Centro Universitário UNIVATES, 2015. Disponivel em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/853/1/2015CassandroFilipin.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2020.
GONÇALVES, Vinicius. Fábrica de doces caseiros: como montar passo a passo. Disponível em: <https://novonegocio.com.br/>. Acesso em: 17 nov. 2019.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LONGENECKER, Justin G.; MOORE, Carlos W.; PETTY, J. William; PALICH, Leslie. Administração de pequenas empresas. 13. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
SEBRAE. Como montar uma fábrica de doces e geleias. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-fabrica-de-doces-e-geleias,be587a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 17 fev. 2020.
SENAR. Agroindústria: produção de doces e conservas. SENAR, Brasília, p. 1-122, set./2017.
TORREZAN, Renata. Doce em massa. EMBRAPA. Brasília, p. 1-68, dez./2005.
WESTWOOD, John. O plano de marketing. 3. ed. São Paulo: M. Books do Brasil, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 1265
- PDF 1017