SIMULAÇÃO EM SOFTWARE ARENA PARA ENTRADA DE CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

  • Valéria Aparecida Roque Rodrigues Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (Fatec) – Bebedouro – São Paulo – Brasil
  • Rhadler Herculani Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (Fatec) – Bebedouro – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.735

Palavras-chave:

usina, tempos, processo de moagem

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa em uma usina sucro-alcooleira que está evoluindo a cada ano, buscando melhoria continua em seus processos. Isso é percebido pelo aumento de sua produtividade e, na moagem atual, que está em torno de 14.000 toneladas em 24 hrs, pode-se ter uma perda de sessenta mil reais em uma hora de parada. O objetivo deste trabalho é otimizar o tempo de entrada de cana de açúcar para a mesa de descarregamento, evitando perdas com a parada do processo na moagem. Para este estudo utilizou-se o método de cronometragem de tempo para melhorar o tempo de entrada de cana de açúcar na mesa de descarga tempo de pesagem, tempo de análise e tempo de mesa de descarga. O software de simulação ARENA é muito e eficaz para realizar estudos na área de tempos e métodos, além de demonstrar todo o processo de descarregamento de maneira simples através de um fluxograma. Permitindo tomadas de decisão e redução de gargalos do processo, sendo de suma importância para melhoria de todos os processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARALDI, A. A. R. Ensino Simulação de Sistemas. Revista Ensino e Educação, 2013. Acesso em: <https://www.ensinoeinformacao.com/simulao-com-arena>. Acesso em: 10 mar. 2020.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/ Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

COSTA, M. A. B. E PEREIRA, C. R. Apostila ARENA 11.0. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCar Engenharia de Produção, 2009.

HERCULANI, R. et al. Aplicação do Software ARENA em uma Fabrica de Pães Congelados. REVISTA FATEC SEBRAE EM DEBATE: Gestão, Tecnologias e Negócios, 2017.

NOVACANA. Cana de açúcar – Tudo sobre esta versátil planta. 2013. Disponível em: <https://www.novacana.com/cana-de-acucar>. Acesso em: 19 nov. 2019.

PRADO, D. Usando o ARENA em simulação. 4.ed. Nova Lima: INDG LTDA, 2010.

__________. Usando o ARENA em Simulação. 5. ed. Minas Gerais: Falconi, 2014. V.3.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Como Citar

RODRIGUES, V. A. R.; HERCULANI, R. SIMULAÇÃO EM SOFTWARE ARENA PARA ENTRADA DE CANA-DE-AÇÚCAR. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 303–317, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.735. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/735. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>