O IMPACTO DAS MODIFICAÇÕES DO VISUAL MERCHANDISING EM RELAÇÃO A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM UMA CANTINA ESCOLAR NA CIDADE DE ARARAQUARA
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.732Palavras-chave:
Visual Merchandising, Impacto, Satisfação, Clientes, EscolarResumo
No contexto atual, as empresas não medem esforços e utilizam-se de várias estratégias para atingir seu público-alvo e satisfazer seus clientes. O merchandising, tendo como principais objetivos motivar e influenciar as decisões do consumidor por meio da maior visibilidade do produto e da marca, surge como uma eficiente ferramenta para as organizações na busca pelo sucesso almejado. Este estudo teve como objetivo geral analisar o impacto das modificações do visual merchandising de uma cantina escolar localizada na cidade de Araraquara – SP, em relação à satisfação e visão dos consumidores sobre a empresa. Quanto aos procedimentos metodológicos, corresponde a uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, sendo quantitativa e desenvolvida por meio de um estudo de campo. No que se refere à coleta de dados, primeiramente elaborou-se uma pesquisa de satisfação por meio de um questionário estruturado e aplicado in loco aos clientes da empresa antes e logo após a implantação das modificações em relação ao visual merchandising, contemplando uma amostra de 76 sujeitos. Dentre os resultados obtidos, pode-se concluir que, mesmo mantendo-se inalteradas variáveis como o preço dos produtos ou métodos de produção e atendimento, como modificações de visual merchandising e exposição assim como a melhor configuração do ambiente de vendas com iluminação e decoração adequadas, geraram uma expressiva melhora nos níveis de satisfação dos clientes.
Downloads
Métricas
Referências
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
KOTLER, P. – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
______. Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. 16ª ed. São Paulo: Futura, 2006.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Pentice Hall, 2008.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo: Pearson Pentice Hall, 2013.
LAS CASAS, A.L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7º. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LESSA, L. Por que fazer um plano de marketing. Mercado e Vendas. Sebrae-MG. 10/07/2018. Disponível em: <http://sebraemgcomvoce.com.br/por-que-fazer-um-plano-de-marketing/>. Acesso em 28 Out. 2019.
MATTOS, M. G.; ROSSETO JÚNIOR, A. J.; BLECHER, S. Teoria e prática da metodologia da pesquisa em educação física: construindo sua monografia, artigo científico e projeto de ação. São Paulo: Phorte, 2003.
MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2005.
NOVAES, R. “PROMOÇÃO INSTITUCIONAL: Quem não é visto, não é lembrado!” 14/07/2010. Disponível em: Site Portal Sousas http://www.portalsousas.com.br/noticias/colunista/promoo-institucional-quem-nao-e-visto-nao-e-lembrado-e-o-tema-da-coluna-de-rogerio-novaes-no-portal-sousas-0412/> Acesso em 12 Out. 2019.
SOUZA, A. C.; FIALHO, F. A. P; (Francisco Antônio Pereira); OTANI, Nilo. TCC: Métodos e Técnicas. Visual Books, 2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZENONE, L.C; BUAIRIDE, A.M.R. Marketing da promoção e merchandising: Conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas. São Paulo: Cengage Leaning, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 375
- PDF 266