UM ESTUDO SOBRE A CUSTOMIZAÇÃO DE PRODUTOS

Autores

  • Willian Di Gaetano Bassi Faculdade de Tecnologia de Matão (Fatec) - Matão – São Paulo – Brasil
  • Marcelo Rodolfo Picchi Faculdade de Tecnologia de Matão (Fatec) - Matão – São Paulo – Brasil
  • Angelita Moutin Segoria Gasparotto Faculdade de Tecnologia de Matão (Fatec) - Matão – São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v17i1.709

Palavras-chave:

customização, produtos exclusivos, diferenciação, customização em massa

Resumo

Este artigo objetiva analisar como a customização de produtos podem ser benéficas às organizações empresariais, atendendo à mudança de comportamento do mercado consumidor. Como método de pesquisa adotado para o desenvolvimento do artigo, os autores fizeram uso de estudo de caso e revisão bibliográfica. Os resultados obtidos demostram que as organizações empresariais que dispõe de produção customizada visando atender à necessidade específica do cliente podem obter vantagens competitivas, como por exemplo aumento do grau de satisfação do cliente, além do aumento da lucratividade e crescimento da empresa. Concluiu-se que a empresa estudada possui em seu planejamento estratégico desde a sua fundação o modelo de negócio voltado para a produção de produtos customizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CARPO. M. The Alphabet and the Algorithm. MIT Press, 2011.

CHIAVENATO. I. Introdução à Teoria Geral da Administração, 3ª Ed., SP Campus. 2004.

BODANZKY, Alice; SANTOS, Jorge Roberto Lopes dos; MONTALVÃO, Claudia; QUARESMA, Manuela; "Customização em massa e reconfiguração dinâmica de produtos incompletos", p. 6033. In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na DAT

DAVIS. S. Future Perfect. MA: Addison-Wesley Publishing, 1987

FREITAS; P. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

GILMORE. J.H.; PINE. J.B. The Four Facer of Mass Customization. Harvard Business Review, Jan-Feb. 1997, p. 87-106.

JIAO, Jian et al. Product Family modeling for mass customization. Computers & Industrial Engineering. New York, v. 35, n 3-4, p.495-498, Dec. 1998.

KOTLER P. Administração de Marketing – 4ª Ed. – São Paulo, Atlas, 1996.

LAMPEL, J. MINTZBERG, H. Customizing customization. Sloan Management Review, Cambridge, v. 38, n. 1, p. 21- 29, 1996.

MACHADO, André Gustavo Carvalho; MORAES, Walter Fernando Araújo de. Da produção em massa à customização em massa: sustentando a liderança na fabricação de motores elétricos. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 7, n. 4, p. 575-590, Dec. 2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000400004&lng=en&nrm=iso>. access on 29 Feb. 2020. https://doi.org/10.1590/S1679-39512009000400004.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

_____ Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústria e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

RUOHONEN, et al. “Knowledge based mass customization strategies: cases from Finnish metal and electronics industries.” (2006). Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Knowledge-based-mass-customisation-strategies%3A-from-Ruohonen-Riihimaa/e509b75255331526034c10652297d8d60ef768fc. Acesso em 02 de Mar. 2020.

SVEIBY, K. E. The new organizational wealth: managing & measuring knowledge-based assets. San Francisco: BerrettKoehler Publishers, 1997.

TU, Q.; VANDEREMBSE, M. A.; RAGU-NATHAN, T. S. The impact of time-based manufacturing practices on mass customization and value to customer. Journal of Operations Management, Amsterdam, v. 19, p. 201-217, 2001

VARGAS, Vera do Carmo Comparsi de et al. Avaliação Dos Intangíveis: uma aplicação em capital humano. Gest. Prod., São Carlos, v. 15, n. 3, p. 619-634, dez. 2008. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104530X2008000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 29 fev. 2020.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

04/08/2020

Como Citar

BASSI, W. D. G.; PICCHI, M. R.; GASPAROTTO, A. M. S. UM ESTUDO SOBRE A CUSTOMIZAÇÃO DE PRODUTOS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 292–302, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.709. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/709. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>