A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ARENA NA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE DESCARGA DE MERCADORIAS

Autores

  • Rafael Zucente Pereira Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil
  • Rhadler Herculani Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) –SP –Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v16i2.643

Palavras-chave:

Simulação, Tempos, Pães Congelados

Resumo

Como as empresas brasileiras possuem inúmeras dificuldades em manter um processo logístico operando perfeitamente e gerando os menores custos possíveis, demonstrou-se, através de um software de simulação, que os mesmos podem ser úteis, apontando soluções cabíveis para a otimização de processos de descarregamento de cargas, levando em consideração: Tempos de espera, descarga, conferência dos produtos, e os tempos para guardar esses produtos no local adequado. O objetivo desse artigo é de simular situações para possíveis melhorias em um sistema de distribuição de uma determinada indústria de pães congelados de Bebedouro, interior de São Paulo. Foram utilizados métodos quantitativos de pesquisas e estudos de tempos. Existem hoje vários softwares que realizam simulações, muito pela grande demanda no momento, as empresas buscam cada vez mais esses recursos, entre esses softwares está o ARENA. Conclui-se que, ao se utilizar o software ARENA, pôde-se identificar o gargalo dos processos de separação/descarga e guardar produto da logística da referida empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOWERSOX, D. J. & CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

FLEURY, P. Gestão Estratégica do Transporte. 2002. Disponível em: Acesso em: 15 de janeiro de 2010.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. 2016. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=simular>. Acesso em:26 de Julho de 2016

OLIVEIRA, L. H.; SENA, R. V. Impacto da sofisticação no padrão de prestação de serviços logísticos oferecidos pelas empresas de transporte de cargas de Minas Gerais. In: XXXI ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – ENANPAD. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

PARAGON. Introdução à Simulação com ARENA. São Paulo, SP: ENEGEP, 2005.

PEDGEN, C. D., SHANNON, R. E., SADOWSKI, R. P. Introduction to Simulation Using SIMA., McGraw-Hill, New York, USA. v. 2. 1990.

PRADO, D. S. Usando o ARENA em Simulação. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.

____________. Usando o ARENA em simulação. 4. ed. Nova Lima: INDG-Tecnologia e serviços, v.3, 2010.

_____________. Usando o ARENA em simulação. 5. ed. Belo Horizonte: Falconi, 2014, p.111.

Downloads

Publicado

21/12/2019

Como Citar

PEREIRA, R. Z.; HERCULANI, R. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ARENA NA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE DESCARGA DE MERCADORIAS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 74–85, 2019. DOI: 10.31510/infa.v16i2.643. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/643. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>