CAMA MECANIZADA PARA PESSOAS TETRAPLÉGICAS

Autores

  • Carlos Roberto Regattieri Doutor em Engenharia Mecânica - EESC - USP São Carlos, Professor Pleno II da FATEC Taquaritinga

Palavras-chave:

Cama tetraplégico, Equipamento de apoio, Serviço social

Resumo

O papel do Tecnólogo no desenvolvimento de novas tecnologias para o barateamento de novos produtos tornou-se fundamental na sua formação. Este trabalho/pesquisa vem demonstrar que idéias simples podem ser aplicadas e voltadas ao bem comum. Trata-se de um produto voltado a pessoas com problemas tetraplégicos, de modo a facilitar a movimentação destas pessoas, em virtude de longos períodos acamados, evitando assim a formação de escaras. Os componentes são facilmente encontrados no mercado a um preço acessível, permitindo assim um acesso a um número maior de pessoas. A pesquisa realizada na elaboração foi através de observações e consultas a equipes médicas, bem como bibliografia técnica, para a compreensão de modo prático a necessidade e os critérios necessários, de maneira a não complicar o problema existente. De posse destas informações, foi escolhida a estrutura em ferro metalão, por ser facilmente encontrado, leve e de baixo custo. A construção teve como objetivo manter a pessoa na posição deitada, que se fundamente no princípio de movimentos atuados por sistemas mecânicos e eletroeletrônicos e que contêm um painel de acionamento elétrico para as posições de inclinação à direita e à esquerda. Além disso, esse projeto possui elementos que se torna possível à movimentação pelas dependências hospitalares ou até mesmo em casa. Suas dimensões são: comprimento: 203 cm, largura: 88 cm, altura: ajustável através de acionamento mecânico, perfazendo dimensões: mínima de 50 cm e máxima de 76 cm em relação ao chão. A Inclinação é realizada através de acionamento eletrônico, que proporciona inclinações à direita e à esquerda, com intervalos de 5 em 5 graus, até 45 graus. A cabeceira terá inclinação de até 90 graus, sendo acionado por sistema mecânico através de manivela. A capacidade é de pessoas de até 150 kg.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

01/07/2012

Como Citar

REGATTIERI, C. R. CAMA MECANIZADA PARA PESSOAS TETRAPLÉGICAS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 56–60, 2012. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/63. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>