RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE COMO ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS

Autores

  • Rodrigo Sapienza Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Globalização, Responsabilidade Social Empresarial, Sustentabilidade

Resumo

O artigo procura abordar sobre as mudanças ocorridas na realidade mundial, as quais indicam a mudança de consciência das empresas responsáveis pelo processo de desenvolvimento que passam a exigir, dos gestores, atitudes e práticas que contemplem a responsabilidade social e a sustentabilidade. Diante dos desafios internos, é evidente as dificuldades para a implantação da sustentabilidade; pois tal trabalho não são parte integrante das estratégias de um negócio, todavia constituem parte das estratégias complementares das empresas. Por outro lado, temos ainda os desafios externos que são possíveis de serem verificados nas empresas que envolvem fornecedores, consumidores e comunidade com algum tipo de ação, visando ao entendimento das questões de responsabilidade social e sustentabilidade. A junção da sustentabilidade com o apoio da responsabilidade social empresarial torna-se indispensáveis no mercado atual, que se encontra mais hostil e globalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

HABERMAS, Jürgen. Nos limites do Estado. Trad. José Marcos Macedo. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 jul. 1999, cad. 5, p. 4-6.

Indicadores Ethos. Disponível em <https://www.ethos.org.br/conteudo/indicadores/#.XGyYjOhKjIU>. Acesso em: 19 de janeiro, 2019.

MARQUES, José Roberto. Sustentabilidade e Temas Fundamentais de Direito Ambiental. Campinas, SP: Editora Millenium, 2009.

MELO NETO, Francisco Paulo de. FROES, Cesar. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial: A Administração do Terceiro Setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

MINTZBERG, H. et al.. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Empresas na Sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2006. Disponível em: < http://www.ppe.ufrj.br/ppe>. Acesso em 28 de junho. 2015.

SOUSA, Ana Carolina Cardoso. Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável: A incorporação dos Conceitos à Estratégia empresarial. 2006. Dissertação. (Mestrado em Ciências em Planejamento Energético). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006. Dissertação de Mestrado, 2006.

SOUZA, Sharon Cristine Ferreira de. Globalização, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. III Congresso de Direito da Universidade Estadual de Londrina, 2008. (Congresso). Disponível em: < http://www.uel.br /eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/SharonCFSouza_1. pdf>. Acesso em 01 de dezembro de 2018.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Responsabilidade social empresarial: teoria e prática. 2. Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

VIOLA, Eduardo. A multidimensionalidade da globalização, as novas forças sociais transnacionais e seu impacto na política ambiental do Brasil, 1989-1995 in Incertezas de sustentabilidade na globalização. FERREIRA, Leila da Costa; VIOLA, Eduardo. 2. Tir. Campinas: UNICAMP, 1996.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

SAPIENZA, R.; PANDOLFI, M. A. C. RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE COMO ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 327–336, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/608. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Visualizações
  • Resumo 1348
  • PDF 1330
Métricas