A EVOLUÇÃO DO MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS NO BRASIL
Palavras-chave:
Produção cervejeira, Indicadores, Análise de setorResumo
Esse trabalho foi elaborado com o intuito de mostrar a evolução do mercado de cervejaria artesanal ao longo dos últimos anos, no Brasil. Mostrando seu potencial de produção, consumo e expansão do setor no país que hoje, se encontra nomeado como 3º maior produtor da bebida (ficando atrás apenas da China, e dos Estados Unidos), que é a mais consumida em todo o mundo. Com o elevado crescimento e a busca gradativa pelo produto, os consumidores de cerveja tradicional passaram a explorar novos sabores, e apreciar a nova bebida, criaram gosto pela diferenciação do sabor, e pelo poder de escolher as especificidades que possam agradar o seu paladar. A cerveja artesanal leva o consumidor a ter essa valorização pela produção local. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de artigos acadêmicos referentes ao tema, sites oficiais de associações do mercado cervejeiro e dados oficiais de empresas líderes no setor.
Downloads
Métricas
Referências
AMBEV. Nossa história. Disponível em <https://www.ambev.com.br/sobre/nossa-historia/.> Acesso em: 27/03/2019.
BORGES, P. F. O. Concentração do mercado de cerveja no brasil e a participação das microcervejarias. Monografia (Graduação) Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal Fluminense, 2015.
CERVBRASIL - Associação Brasileira da Indústria da Cerveja. Anuário, 2016. Disponível em<http://www.cervbrasil.org.br/arquivos/anuario2016/161130_CervBras ilAnuario2016_WEB.pdf.> Acesso em: 03/04/2019.
COIMBRA, Caroline C. MARTINS, Luis Fernando. PANDOLFI, Marcos. Análise dos indicadores do mercado cervejeiro brasileiro. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga – FATEC, 2017.
FRAGOSO, CAROLINA R. SILVA, TAMIRES A. Plano de negócio da Cervejaria artesanal Agulhas Negras. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense. Volta Redonda, 2016.
NARDI, Renan Gustavo. Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS. Monografia de graduação em administração de empresas. Universidade do Vale do Taquari – Univates. Lajeado, 2018.
VALENTE, Bruna Lopes. Cerveja artesanal, um mercado em expansão no Brasil. Administradores, O portal da administração. 2017. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/cerveja-artesanal-um-mercado-em-expensao-no-brasil/107062/>. Acesso em 03/04/2019.
LIMBERGER, Silvia C. O setor cervejeiro no Brasil: gênese e evolução. 2013. Disponível em < https://periodicos.furg.br/cnau/article/view/4769/2970>. Acesso em 03/04/2019.
Microcervejarias ganham espaço no mercado nacional. SEBRAE, 2017. Disponível em < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/microcervejarias-ganham-espaco-no-mercado-nacional,fbe9be300704e410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 27/03/2019.
DELIBERALLI, Camilo Camargo. Cervejas artesanais no Brasil : análise da comunicação integrada de marketing da cervejaria Bodebrown. Trabalho de graduação em Comunicação Social, UFP. 2015. Disponível em <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/43479/TCC%20Cervejas%20artesanais%20no%20Brasil%20Camilo%20Deliberalli.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 03/04/2019.
Registro de cervejarias sobe de 320 para 397 em pouco mais de um mês. MAPA, 2016. Disponível em <http://www.agricultura.gov.br/noticias/registro-de-cervejarias-sobe-de-320-para-397-em-pouco-mais-de-um-mes>. Acesso em 03/04/2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 5659
- PDF 4871