CADEIA PRODUTIVA DE BRIQUETES

competitividade no mercado, processo de produção e projeção em longo prazo

Autores

  • Debora Cristina Fenerick Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • José Carlos da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Larissa Cristina Pereita Sacomano Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Lucas Ricardo Soares Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

briquete, fonte de energia, alternativa sustentável

Resumo

Diariamente procuramos diversas formas para diminuir as poluições e encontrar fontes alternativas para alguns produtos poluentes e causadores de desgastes no meio ambiente. Dentre eles está o uso intenso de lenha para queima em caldeiras, fornos e outros equipamentos que utilizam este material. Esta lenha vem na grande maioria das vezes de desmatamento o que agrava o caso do desmatamento. Pensando em alternativas viáveis, que contem o mesmo beneficio da lenha e que não cause danos ao ambiente, surgiu a ideia de uma fabrica de briquetes. Briquete é um bloco cilíndrico compacto, de alta densidade, composto por resíduos de madeiras em geral, como pó de serra, fitinhas, cavacos ou pedaços de madeira picadas, sem o uso de aglutinantes. O briquete é utilizado para a queima em fornos, caldeiras, aquecedores, torradores e outros similares, pois seu poder calorífico é três vezes maior do que a lenha, cavaco ou biomassas diversas, fazendo com que não seja mais necessário o uso de arvores para a fabricação desta fonte de energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOOG, Emilio Gruneberg; BIZZO, Waldir Antonio; VALLE, Teresa Losada.

Cortez L. A, Silva E. Tecnologias de conversão energética de Biomassa. Manaus: EDUA/EFEI, 1997. Séries: Sistemas Energéticos. Vol. 2, 540 P

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Plano nacional de agroenergia – 2006/2011. 2. ed. Brasília, DF, 2006

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Informativo da Embrapa Agroenergia. Edição nº 48, Brasília: Embrapa Agroenergia, 2013 ERIKSSON.

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, 2018. Disponível em <www.ibama.gov.br> Acesso em 20 set. 2018.

MINISTÉRIO do meio ambiente. Brasil, 2010. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/meioambiente/2010/11/matriz-energetica> Acesso em: 20 set. 2018.

PAULA, Luana Elis de Ramos e. Produção e avaliação de briquetes de resíduos lignocelulósicos / Luana Elis de Ramos e Paula. – Lavras: UFLA, 2010. 72 p.: il.

ROCHA, José Dilcio. Briquetes e pellets de resíduos: tecnologia e potencial 9º Congresso Internacional de Bioenergia. Embrapa, São Paulo: 2014.

SILVA, A. P. Produção de briquetes dos carvões de casca, maravalha e serragem de eucalipto (Eucalyptus pellita), pirolisados às temperaturas máximas de 400 ºC e 600 ºC, 2007. 24f. Monografia (engenharia Florestal).

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

FENERICK, D. C.; SILVA, J. C. da; SACOMANO, L. C. P.; SOARES, L. R.; PANDOLFI, M. A. C. CADEIA PRODUTIVA DE BRIQUETES: competitividade no mercado, processo de produção e projeção em longo prazo. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 437–448, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/582. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>