ANÁLISE DE MERCADO DO GELATO ITALIANO ARTESANAL

Autores

  • Ketelyn Cardozo Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Marcos Alberto Claudio Pandolfi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Heloisa Maurício Lunardi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

gelato, Dietas Restrições Alimentares, Análise de Mercado

Resumo

Esse artigo visa apresentar determinado produto e elaborar uma análise de mercado para comercialização do Gelato Italiano Artesanal, onde a principal responsável pela produção do gelato é denominada como gelataria. No decorrer do projeto analisaremos estudos sobre a comercialização do Gelato e produtos similares como sorbet, paleta, açaí soft e sorvete tradicional de massa. O gelato artesanal é produzido através de ingredientes especiais, que permite seu diferencial através do rígido padrão de escolha das matérias-primas naturais e seu processo de produção que resulta em um sabor e cremosidade de alta qualidade sendo diferente de sorvetes comuns. O gelato permite atender as necessidades das dietas e restrições alimentares que atualmente diversos clientes enfrentam, além de ter uma produção diferenciada possui características físicas notáveis em suas vitrines devido a sua distribuição em bandejas de inox nas arcas congeladoras com temperaturas específicas. Este projeto define como pode ser a criação e o funcionamento de uma futura gelataria e a divulgação do produto diferenciado Gelato Italiano. A iniciativa da análise de mercado foi realizada para uma possível empresa nova no segmento alimentício surgiu por haver um crescimento constante no mercado de gelados e ao fato de não haver muitos estabelecimentos que comercialize o produto o que torna exclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABIS- Associação Brasileira das Indústrias e do Setor dos Sorvetes. Disponivel em :<http://www.abis.com.br/estatistica_producaoeconsumodesorvetesnobrasil.html>. Acesso: 21 Mar 2019.

BARROS, Aidil Jesus Paes de. e Lehfeld, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: Um guia para iniciação cientifica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.

ESTUMANO, Joisiane de Fátima Pereira e MELO, Keyla Cristina Nascimento. Cartilha de Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Gelados Comestíveis. SEBRAE

FANOURIOS, Irini. O Verdadeiro Gelato Italiano Artesanal. 1. Ed São Paulo 2011

GERHARDT, Tatiana Engelt; SILVEIRA, Denise Tolfo . Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de
Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural
da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.
LEGITTIMO, Andrea. Análise de Viabilidade para a Abertura de uma Gelateria Italiana. Belo Horizonte- Minas Gerais: Universidade Federal De Minas Gerais CEPEAD–Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração de Empresas, 2013.

PRADOVI, Cleber Cristiano e FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas de Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. . 2. ed. Novo Hamburgo-Rio Grande do Sul: Universidade FEEVALE, 2013.

Revista ITALIAN FOOD. Gelato, o famoso sorvete Italiano. São Paulo. v. VI, nº 31, p. 28 – 35, 2018.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas. Mercado de sorvetes 2014.

SCHNEIDER, Daiane; DEWES Deisi Cristiane; KORBES, Jayne; MENDES, Carolina Eliza, PILETTI Raquel. DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE UM GELATO VEGANO DE AMENDOIM COM PAÇOCA. FAI. Revista Ciências Agroveterinarias e Alimentos, 2017.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

CARDOZO, K.; PANDOLFI, M. A. C.; LUNARDI, H. M. ANÁLISE DE MERCADO DO GELATO ITALIANO ARTESANAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 427–436, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/580. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>