O AVANÇO DA METODOLOGIA LEAN MANUFACTURING NO MUNDO GLOBALIZADO
Palavras-chave:
Globalização, Tecnologia, metodologia lean manufacturingResumo
Com advento da globalização iniciou-se a era do desenvolvimento e inovações tecnológicas, no qual obrigou as organizações buscarem maior desempenho em seus processos produtivos, pois além da concorrência já existente a disseminação da tecnologia oferece maiores possibilidades na busca de informações, tanto para implementações de melhorias internas, como para análise do mercado de concorrentes, fazendo com que se crie a necessidade de alocar seus recursos de forma inteligente, lançando seus produtos ou serviços no mercado com baixo custo e com qualidade total. Tal abordagem se justifica a, pela integração cada vez maior, de sistemáticas que auxiliam nesse aperfeiçoamento. Devido a isso, o proposito desse artigo é ilustrar a importância das ferramentas da metodologia lean manufacturing, desde a sua criação até os dias atuais. Para embasar melhor esse estudo, foi utilizada de pesquisa bibliográfica pautadas em livros e artigos, a fim de buscar subsídios para um maior entendimento sobre o assunto, e dispondo de exemplo de outras aplicações.
Downloads
Métricas
Referências
LACERDA, António Pedro Gomes. Metodologias Lean num processo produtivo de peças para automóveis. 2013. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado) Engenharia e Gestão Industrial. Universidade de Aveiro (Portugal). 2013.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LOUREIRO, Roberto de Oliveira. O treinamento 5 S’s e o impacto na produtividade da área industrial. 1999. Disponível em: http://www.robertoloureiro.com.br/registros/ver_registro.asp?codigo=58. Acesso em: 10 abr. 2019.
MOREIRA, D.A. Administração da produção e operações. 3. ed. São Paulo : Pioneira, 1998.
OHNO, Taiichi. O Sistema Toyota de Produção, além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.
PINTO, J.P. Comunidade Lean Thinking CLT– Criar Valor Eliminando Desperdício, 2009. Disponível em: http://www.leanthinkingcommunity.org/. Acesso em: 05 mar. 2019.
RENÓ, Gece Wallace Santos et al. Aumento da produtividade através do balanceamento das atividades dos operadores aplicando a metodologia kaizen no chão de fábrica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, n. 30, p. 12. 2010. Anais... São Carlos: ENEGEP, 2010.
ROTHER, Mike; SHOOK, John. Aprendendo a Enxergar: mapeando fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003
RUSSOMANO, Victor Henrique. Planejamento e Acompanhamento da Produção. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1995.
SHINGO, Shigeo. O sistema toyota de produção: do ponto de vista da engenharia de
produção, Porto Alegre, Bookman, 1996.
SLACK, N. et al. Administração da produção, 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
WOMACK, James P.; JONES, Daniel T.; ROOS, Daniel. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 811
- PDF 820