VIOLÊNCIA NO SÉCULO XXI
BULLYING E CYBERBULLYING
Palavras-chave:
Bullying, Cyberbullying, Universitários, Informática, TecnologiaResumo
A violência entre pares no âmbito escolar foi denominada por Dan Olweus como bullying podendo ser dividido entre autores, vítimas, autores/vítimas e testemunhas. Cyberbullying ou crueldade on-line é um fenômeno emergente em todo o mundo tratando-se de nova modalidade de agressão virtual. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a incidência de cyberbullying entre universitários da tecnologia da informação correlacionando-os com os papéis de autor, vítima, testemunha e autor/vítima de cyberbullying. A metodologia empregada foi do tipo exploratório quantitativo. Participaram deste estudo 23 universitários ingressantes do curso de Sistemas para Internet. Os resultados apontaram que, entre os estudantes, o maior índice encontra-se na categoria de testemunhas do cyberbullying. Denotou-se relevância no percentual dos que acham graça no sofrimento das vítimas bem como sua inércia diante do fato. Tais dados chamam a atenção para possíveis programas de prevenção, especialmente da tecnologia da informação, promovendo entre o grupo a capacidade empática.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 230
- PDF 428