PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DISCENTE

RELATO DE UMA APLICAÇÃO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA

Authors

  • Ana T. C. Trevelin Docente Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga - FATEC

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v7i1.53

Keywords:

Educação Superior, Tutoria, Temas Transversais

Abstract

Trata-se da apresentação de um programa tutorial presencial desenvolvido na Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga-Fatec/CEETEPS. Por tutoria entende-se o processo de desenvolver no estudante condições de aprendizagem de valores, atitudes e habilidades que contribuam para sua formação geral, como cidadão e específica, como profissional capaz de oferecer soluções sociais e economicamente produtivas. Para tanto, o papel do professor tutor reveste-se da maior importância e transcende os limites da sala de aula porque passa a ter a missão de estimular a aprendizagem ativa de seus alunos através de vivências, discussões e reflexões num clima de informalidade e cooperação. Relata-se neste artigo a experiência de um trabalho conduzido com esse objetivo. Foram selecionados dez alunos do primeiro ciclo do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para a aplicação inicial e experimental. O Programa, nesta fase, teve duração de 20 horas, com sessões quinzenais, presenciais, extra-classe, de duas horas. Através da discussão de temas transversais, tais quais: a fome, o desafio do primeiro emprego, as implicações do uso de drogas, quarto poder e ajuventude e seus desafios, pretendeu-se estabelecer o desenvolvimento integral de cada participante pautado na pedagogia do cuidado, com base na precaução e na análise de impactos sócio-econômicos. Os resultados obtidos, de maneira qualitativa, são apresentados no decorrer do texto e permitiram rearranjar as ações. Pretende-se a criação de diferentes programas tutoriais envolvendo diferentes alunos e professores nos diversos cursos de graduação. O simples fato de se oferecer a oportunidade de discussão de temas transversais, num atendimento interpessoal direto, fora da formalidade das aulas foi constatado ser bastante positivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-07-01

Issue

Section

Tecnologia em Comunicação

How to Cite

TREVELIN, Ana T. C. PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DISCENTE: RELATO DE UMA APLICAÇÃO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 7, n. 1, p. 143–150, 2010. DOI: 10.31510/infa.v7i1.53. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/53. Acesso em: 5 dec. 2025.