AVALIAÇÃO DA MELHORIA COM KAIZEN NA QUALIDADE DO AÇÚCAR FINAL

Autores

  • Tiago Fernandes Souza Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Angelita Moutin Segoria Gasparotto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Kaizen, Cana de acúcar, Qualidade, Produção Industrial

Resumo

Durante décadas, com o aumento da globalização e do consumo humano por outras fontes mais rentáveis e econômicas, surgiu no setor Sucroenérgetico a oportunidade de ter novos ares em relação à essa cadeia, fonte renovável e bem econômica, oriunda de fontes menos agressivas ao meio ambiente. Entretanto, busca por novas tecnologias no melhoramento que trouxeram a qualidade em seus processos, uma melhoria que se uniu trazendo bons rendimentos. Com a necessidade de maior qualidade da cana-de-açúcar foi a melhoria continua que aproximou se de um maior controle junto à lavoura e a indústria em todos os processos envolvidos em sua aquisição final. O grande aumento de necessidades mais cabíveis ao consumo, fez as usinas sucroalcooleiras procurarem novas formas de processar o insumo para obter maiores produções, menores perdas e alta competitividade no setor, com isso, criando e modificando esse cenário econômico. Nas usinas de açúcar e álcool o Kaizen tem por objetivo suprir a melhoria na produtividade e na melhora da qualidade dos produtos processados. Grandes empresários e produtores de cana-de-açúcar tiveram que modificar de forma definitiva os problemas que, por anos, se mantiveram em constante depreciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2004.

CHEN, J.C.P.; CHOU, C. Cane Sugar Handbook. A manual for cane sugar manufacturers and their chemists. 12nd.ed. New York John Wiley & Sons, 1993.

DOHERTY, W. O. S.; RACKEMANN, D. W. Stability of sugarcane juice – a preliminary assessment of the colorimetric method used for phosphate analysis. Zuckerindustrie, v. 133, n. 1, 2008.

FEIGENBAUM, Armand V. Controle da qualidade total: gestão e sistemas. São Paulo: Makron Books, 1994. V. 1.

IMAI, M. A Estratégia para o Sucesso Competitivo, 5ª Edição, Instituto IMAM, 1994.

IMAI, Masaaki. Kaizen: A estratégia para o Sucesso Competitivo. 3° Edição. São Paulo, Imam 1990.

LIN, C.; KUIE, C.H.; CHAI, K.W. Identifying critical enablers and pathways to high performance supply chain quality management, International Journal of Operations & Production Management, v. 33, n. 3, p. 347-370, 2013.

REIN, P. Sugarcane Processing Manageament. IN.: MEYER, J, Bom manual de práticas de gestão para a indústria de cana-de-açúcar (final) _. Johannersburg: PGBI Sugar e Bio Energy, 2011. p. 405-508.

RODRIGUES, A.H. Três patamares tecnológicos na produção de etanol: a usina do Proálcool, a usina do futuro. 2008.173 f. Tese de Doutorado em Ciências Sociais – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

SOUZA, T. F.; GASPAROTTO, A. M. S. AVALIAÇÃO DA MELHORIA COM KAIZEN NA QUALIDADE DO AÇÚCAR FINAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 523–532, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/528. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>