UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DO ENDOMARKETING NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.335Palavras-chave:
Endomarketing, Cliente interno, MarketingResumo
Diante do contexto econômico e social estabelecido desde as últimas décadas do Século XX, as organizações se deparam com uma necessidade significativamente constante de otimizarem os seus desempenhos nos âmbitos estratégico e mercadológico. Neste sentido, os gestores buscam garantir a sobrevivência de seus negócios junto a um cenário macroambiental extremamente competitivo e dinâmico, no qual inúmeras transformações ocorrem de forma rápida e impactante. Mediante esta perspectiva, o endomarketing, ou “marketing para dentro”, surge como uma ramificação do marketing que representa um conjunto de ações estratégicas com o intuito de propiciar eficiência no ambiente interno da organização. Com a aplicação do endomarketing, as organizações priorizam a valorização dos colaboradores e a integração entre os seus diferentes setores através de uma visão empresarial sistêmica. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da utilização do endomarketing como fonte de vantagem competitiva nas organizações, bem como abordar as principais características e aplicações desta ferramenta no campo empresarial. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. Conclui-se, desta maneira, que as ações de endomarketing se tornaram, gradativamente, cada vez mais aplicáveis na realidade das estratégias empresariais.
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- Resumo 1921
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