A INDÚSTRIA DE BENS DE CAPITAL
UMA ABORDAGEM SOBRE O SETOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS NO BRASIL
Palavras-chave:
Agricultura de precisão, eletrônica embarcada, Inovação tecnológicaResumo
A indústria de bens de capital (IBK) é constituída por fabricantes de máquinas e equipamentos que compõem a produção de outros bens. Relacionando-se diretamente com a produção dos demais setores, e sendo consumidora dos bens que o próprio setor produz, cumpre um papel determinante na difusão de novas tecnologias e como setor dinamizador do crescimento econômico. Engloba uma diversa gama de produtos de diferentes usos que podem ser agrupados em material de transporte (ônibus e caminhões, construção naval, indústria aeronáutica), material elétrico e de comunicações e bens de capital mecânico (mecânica, equipamentos industriais, máquinas e implementos agrícolas, máquinas rodoviárias). A heterogeneidade dos produtos e de porte empresarial é uma das principais características da indústria de bens de capital. O perfil das empresas do segmento contempla desde firmas familiares até divisões especializadas de grandes grupos empresariais. Alguns ramos, como o de máquinas agrícolas, são dominados por um restrito número de empresas. Este artigo faz uma
abordagem sobre a IBK e o setor de máquinas agrícolas no Brasil bem como procura descrever as inovações tecnológicas no setor de máquinas agrícolas.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Métricas
- Resumo 277
- PDF 343