UM ESTUDO DE CASO SOBRE APLICAÇÃO DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM SOFTWARE EM FASE DE PRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v21i1.1878

Palavras-chave:

Experiência do Usuário, Usabilidade, Fase de produção

Resumo

A Experiência do Usuário (UX) é uma área de estudo que busca desenvolver produtos considerando o que o usuário sente ao interagir com eles. Apesar de sua grande importância, existem inúmeros casos de sistemas desenvolvidos sem essa preocupação, resultando em grandes desafios para a empresa que decide por implementar UX em fase de produção. O objetivo deste artigo é estudar o caso de uma empresa que começou a investir em Experiência do Usuário com um produto já consolidado no mercado, focando especialmente na faceta da usabilidade presente na colmeia de UX de Morville (2004). Ao final deste artigo será possível observar quais foram os processos realizados pela empresa, como a equipe responsável lidou com os desafios e quais foram as melhorias realizadas em seu produto.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
17
Jan 28 '25Jan 31 '25Feb 01 '25Feb 04 '25Feb 07 '25Feb 10 '25Feb 13 '25Feb 16 '25Feb 19 '25Feb 22 '25Feb 25 '252.0
|

Referências

Design Council, Framework for Innovation. Disponível em: <https://www.designcouncil.org.uk/our-resources/framework-for-innovation>. c2024. Acesso em: 30 jun. 2024.

DINO (2023). Carreira de UX Design ganha força no Brasil. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/carreira-de-ux-design-ganha-forca-no-brasil,cc3477ec4b0a1b0cdb7bd41879f3d390md2dva97.html>. Acesso em: 25 jun. 2024.

FITZPATRICK, Rob. O Teste da Mãe: Como conversar com clientes e descobrir se sua ideia é boa, mesmo com todos mentindo para você. Publicação independente, 2019.

LOWDERMILK, Travis. Design centrado no usuário. O’Reilly novatec. 2013.

MORVILLE, Peter. User Experience Design. Semantic Studios, 21 jun. 2004. Disponível

em: <https://semanticstudios.com/user_experience_design/>. Acesso em: 29 fev. 2024.

NEUSESSER, Tim. Crossfunctional Collabotarion: Challenges and Straategies for Success. Nielsen Norman Group. Disponível em: <https://www.nngroup.com/articles/ux-collaboration-challenges/>. Acesso em: 29 fev. 2024.

NIELSEN, Jakob. 10 Usability Heuristics for User Interface Design. Nielsen Norman Group. Disponível em <https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/>. Acesso em: 30 jun. 2024.

NIELSEN, Jakob. Usability 101: Introduction to Usability. Nielsen Norman Group. Disponível em <https://www.nngroup.com/articles/usability-101-introduction-to-usability/>. Acesso em: 29 fev. 2024.

NORMAN, Don. NIELSEN, Jakob. The Definition of User Experience (UX). Nielsen Norman Group. Disponível em: <https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience/>. Acesso em: 29 fev. 2024.

Terra, Brasileiros são os que mais trocam de banco, revela pesquisa. 24 de janeiro de 2024. Disponível em: <https://www.terra.com.br/economia/brasileiros-sao-os-que-mais-trocam-de-banco-revela-pesquisa,1c5a29166f96003991fd08b04fe4da0d3z2cjgsb.html>. Acesso em: 30 jun. 2024.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5ª Edição. Bookman Editora, 2015.

Downloads

Publicado

28/01/2025

Como Citar

DOS SANTOS, L. J.; GIBERTONI, D. UM ESTUDO DE CASO SOBRE APLICAÇÃO DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM SOFTWARE EM FASE DE PRODUÇÃO. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 21, n. 1, p. 64–75, 2025. DOI: 10.31510/infa.v21i1.1878. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1878. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática
Visualizações
  • Resumo 29
  • PDF 19
Métricas