PLANO DE NEGÓCIO

análise de viabilidade de uma empresa de marketing digital e propaganda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1789

Palavras-chave:

Plano de Negócio, Marketing Digital, Serviços

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a elaboração de plano de negócios para análise da viabilidade de implantação de uma empresa denominada m2a Marketing Digital e Propaganda, situada na cidade de Taquaritinga- SP, buscando entender o comportamento dos clientes em potencial. Todavia foram    considerados compras de equipamentos para da estrutura física da empresa e a contratação de parceiros e colaboradores com conhecimentos nas áreas de atuação, analisando os pontos fortes e fracos do negócio. Adotou-se a metodologias de análises técnicas com os levantamentos de informações com dados de pesquisas bibliográficas, livros e publicações. A estrutura foi baseada em modelos organizacionais, buscando a compreensão do funcionamento de uma empresa no setor de Marketing Digital, onde foi possível concluir que plano de negócio da agência apresenta uma visão clara e estratégica para o desenvolvimento da empresa. Foi possível ainda identificar oportunidades de mercado. As estratégias de marketing, operacionais e financeiras propostas são sólidas e alinhadas com os objetivos de curto e longo prazo da empresa. A análise financeira revelou projeções realistas e indicadores-chave de desempenho que permitirão o acompanhamento e a avaliação contínua do progresso do negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, R. B. et al. O marketing de conteúdo no contexto digital. Revista de Administração da UNIFATEA, v. 6, n. 1, p. 1-15, 2020.

ALMEIDA, J. V.; FERREIRA, F. B. Estratégias de marketing digital para startups de tecnologia: estudo de casos múltiplos. Cadernos de Administração, v. 27, n. 1, p. 1-15, 2019.

ANSOFF, H. I. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1977.

ARAÚJO, L. V. et al. Estratégias de Marketing de Relacionamento em uma Agência de Publicidade e Propaganda. In: III Congresso Internacional de Administração, Inovação e Sustentabilidade (III COINNAS). Anais... Vitória: UFES, 2021.

ASSAF NETO, A. Análise de balanços. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

ABAP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE. Investimento publicitário no Brasil: relatório 2020. São Paulo, 2020. Disponível em: <http://abapnacional.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Investimento-Publicitario-no-Brasil-2020.pdf.> Acesso em: 05 mar. 2023.

BANCO MUNDIAL. Doing Business 2020. Disponível em: <https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/32436>. Acesso em: 12 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2018. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm>. Acesso em: 4 mar. 2023.

CARO, A. Comportamento do Consumidor e a Compra Online: Uma análise multicultural. Tese (Pós-graduação) – Universidade de São Paulo, 2010.

CERTO, S. C., & PETER, J. P. Administração estratégica: planejamento e implementação de estratégias. Elsevier. 2014.

CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico. 3a.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

DALTO, C. E.: Avaliação de Desempenho em Marketing de Vendas: IESDE BRASIL /AS Curitiba 2012.

DIAS, S. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

DORNELAS, J.C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FIGUEIREDO, L. Marketing Digital: o que é, como funciona e por que é tão importante. Rock Content, 2020. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/marketing-digital/>. Acesso em: 01 mar. 2023.

GRANT, M. R. Contemporary strategy analysis. 7th ed. Sussex: John Wiley, jan. 2010.

JÚNIOR, A. S. L.; PEREIRA, F. A. Análise das cinco forças de Porter aplicada em uma loja de roupas. Revista Gestão & Tecnologia, v. 21, n. 1, p. 101-116, 2021.

KANTAR IBOPE MEDIA. Overview do mercado de comunicação no Brasil 2019. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/wp-content/uploads/2020/02/Overview-2019.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2023.

KOTLER, F; KELLER, K. L. Administração de Marketing - 15ª Ed. Pearson 2018.

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Marketing Management. Pearson, 2016. DOI: https://doi.org/10.1556/9789630597784

LOBATO, D.M.; FILHO, J. l. M.; TORRES, M. C. S.; RODRIGUES, M.R. A. Estratégia de empresas. 9ªed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

OLIVEIRA, L. R. et al. A importância do SEO na era digital. Revista Brasileira de Marketing, v. 19, n. 3, p. 33-44, 2020.

PORTER, M.E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

SANTOS, A. L.; LIMA, E. P. Marketing Digital: uma análise sobre as principais estratégias utilizadas pelas empresas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 4, n. 6, p. 112-129, 2018.

WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE. Digital 2021: Brazil. 2021. Disponível em: <https://datareportal.com/reports/digital-2021-brazil> Acesso em: 05 mar. 2023.

Downloads

Publicado

20/12/2023

Como Citar

PANDOLFI, J. G.; DOS REIS LUCENTE, A.; CLAUDIO PANDOLFI, M. A.; CHIUCHI MAGRINI, R. PLANO DE NEGÓCIO: análise de viabilidade de uma empresa de marketing digital e propaganda. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 458–467, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i2.1789. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1789. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)