GEOMARKETING NO VAREJO

considerações e benefícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1712

Palavras-chave:

Geomarketing, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Marketing

Resumo

Geomarketing é um termo cada vez mais usual em contexto empresarial. Pode ser entendido, por exemplo, como o resultado da interseção entre Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Marketing. O propósito do presente artigo é tecer considerações sobre este conceito e analisar benefícios da sua utilização no setor do varejo em contexto Brasileiro. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica na procura de estudos, redigidos em língua portuguesa, que permitissem ao leitor entender esses benefícios de uma forma bastante prática. A respetiva pesquisa incidiu essencialmente sobre artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. A partir dos resultados obtidos, podemos concluir que o geomarketing acarreta diversos benefícios para as empresas varejistas, que vão desde a típica localização do melhor lugar para edificar novas instalações, mas também proporcionando um maior conhecimento da localização dos seus clientes-alvo, o que torna possível o aumento da eficácia no ajustamento das decisões tomadas no contexto dos departamentos de marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BACHIEGA, Guilherme Santos Cezario. Identificação de municípios com alto potencial mercadológico para priorizar ações de expansão geográfica de uma empresa varejista (2018). Disponível em:< https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/57858390/Guilherme_Bachiega-libre.pdf?1543249931=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DGuilherme_Santos_Cezario_Bachiega_IDENTI.pdf&Expires=1691322896&Signature=ejBzmWvHTla1t276UO0IBitqqQofIygAy-UgbRzjrSRYq8mkXfSdCO-osll1xi0Xn5VF312CaAgy~4xM-tR3Bo2sWxnBESOqIpsXbkttV0~-XQWR5pKfST7ZR4G7cJHr78xgfrntwmS-crmw6vule5qoMZOQf49pTMnJJ7B1uxdxA9sG6dmkTCbuj1tzGgHxC2LWZHzs45pH3a0bdiL8F3Cbo5OwsVscrmnYtsm9owQLveWPgui4olxL4Q4Yq5KsYYN4RMiZWwEncB7tDAomQ-Ike6Ar-AZFpBQknV2eTdGZn3WL5jLN3rYz8wNIS~7mHZ~D0SKuEgOqlNNrCqk~dg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA>. Acesso em: 18 de Ago. 2023.

BOLFE, E.L., FERREIRA, M.C., MATIAS, L.F, & GOMES, P.B. Sistemas de informação geográfica e sua evolução histórica. (2008). Disponível em:< https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/372712/1/Sistemas-de-informacao0001.pdf>. Acesso em: 06 de Ago. 2023.

BRETERNITZ, Vivaldo José. Sistemas de informações geográficas: uma visão para administradores e profissionais de tecnologia da informação. ANÁLISE. Revista da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas Padre Anchieta. Jundiaí–SP: Sociedade Padre Anchieta de Ensino. 37, 2001. Disponível em:<http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/analise/pdf/analise04.pdf#page=37>. Acesso em: 06 de Ago. 2023.

CARDOSO, Mariana Alves Costa. & JEUNON, Ester Eliane. Atração e fidelização de consumidores em supermercados de consumidores em supermercados de vizinhança: um estudo na rede de supermercados PIC (2020). Disponível em:< https://submissao.singep.org.br/8singep/arquivos/447.pdf>. Acesso em: 06 de Ago. 2023.

CARVALHO NETTO, Sylvio. Quais as metodologias utilizadas pelos varejistas brasileiros para escolher a localização de uma loja? (2018). Disponível em:< https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/24543/disserta%c3%a7%c3%a3o%20sylvio%20carvalho%20netto.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 23 de Ago. 2023.

CAVION, Renata. & PHILIPS, Jurgen. Os fundamentos do geomarketing: cartografia, geografia e marketing. In: Congresso brasileiro de cadastro técnico multifinalitário e gestão territorial, UFSC, 2006. Disponível em:< https://pt.scribd.com/doc/102804166/Fundamentos-de-Geomarketing>. Acesso em: 10 de Ago. 2023.

CRUVINEL, Ilton Belchior; DE SOUSA, Gabriel Fernando Pereira; DE SOUZA, Daniel Castro; FILHA, Lindomar Guedes Freire. Geomarketing como ferramenta de marketing estratégico: análise geoespacial do consumo de combustível no estado do mato grosso. Revista Geografica Academica, 14(1), 191-202, 2020. Disponível em:< https://biblat.unam.mx/hevila/Revistageograficaacademica/2020/vol14/no1/14.pdf>. Acesso em: 23 de Ago. 2023.

CUNHA, Daniel Fernando. Expansão supermercadista: o impacto do posicionamento de negócio sobre a delimitação da área de influência (2020). Disponível em:< https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/28869/TA_DANIEL%20CUNHA_VFINAL%20AJUSTADA_09_03_2020.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20 de Ago. 2023.

DA CRUZ, Cleide Ane Barbosa, & DA SILVA, Lângresson Lopes. Marketing digital: marketing para o novo milênio. Revista ciêntifica do ITPAC, 7(2), 2014. Disponível em:< https://assets.unitpac.com.br/arquivos/revista/72/1.pdf>. Acesso em: 08 de Ago. 2023.

DA SILVA, Rodrigo Blaudt Lima, & MONTANHER, Otávio Cristiano. Análise Espacial Aplicada ao Estabelecimento de Novos Varejos Alimentícios na Cidade de Maringá/PR: Estudo de Caso de Geomarketing. Rev. Bras. Cartogr, 71(4), 1135-1155, 2019. Disponível em:<https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/download/48566/27591. Acesso em: 19 de Ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/rbcv71n4-48566

DANTAS, Régis Façanha. Análise multivariada de componentes principais e modelo multicritério aplicados à decisão de localização de empresa. Revista Produção Online, 21(1), 203-230, 2021. Disponível em:<https://producaoonline.org.br/rpo/article/view/4202/2017>. Acesso em: 23 de Ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4202

DE SOUZA OLIVEIRA, Joice, & AGRELLO, Marisa Pascarell. Marketing de relacionamento: estratégias e retenção de clientes. Essentia-Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA, 18(2), p. 83-95, 2017. Disponível em:< https://essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/123>. Acesso em: 08 de Ago. 2023.

DOS SANTOS, Flaviane Ramos. A Dimensão Espacial das Estratégias de Fidelização de Empresas Varejistas no Brasil: uma análise sobre Americanas, Havan e Pernambucanas. Geografia (Londrina), 32(2), 65-85, 2023. Disponível em:< https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/47028>. Acesso em: 22 de Ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p65

FERREIRA, Nilson Clementino. Apostila de sistema de informações geográficas. Goiânia: Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, 2006. Disponível em:< https://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1414/apostila_sig.pdf>. Acesso em: 06 de Ago. 2023.

GOODCHILD, Michael Frank. Geographic information systems and disaggregate transportation modeling. Geographical Systems, 5, 19-44, 1998. Disponível em:< https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=077d8d2423e428193dd67b27c3362b47fd26c80d>. Acesso em: 06 de Ago. 2023.

HASHIMOTO, Flávio Henrique Navarro; & NETO, Osvaldo Correia Pereira. O Geomarketing como Instrumento para a Pesquisa de Mercado: estudo de caso do Supermercado Sacolão Big Dog em Londrina-PR. Geografia (Londrina), 28(1), 133-149, 2019. Disponível em:< https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/33281>. Acesso em: 01 de Ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p133

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996.

MAGALHÃES, Ana Carolina De Araújo. Identificação de ponto comercial para instalação de franquia de Chocolates Finos na cidade de Natal/RN a partir do estudo do Geomarketing (2018). Disponível em:< https://antigo.monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/8450/1/IdentificacaodePonto_Magalhaes_2018.pdf>. Acesso em: 15 de Ago. 2023.

MARTINS, Gilberto. & THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. Grupo Gen-Atlas, 2016.

MARTINS, Jaqueline Castro, & DE CAMPOS, Ronaldo Ribeiro. O USO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO AMBIENTE EMPRESARIAL: enfoque sobre os benefícios alcançados. Revista Interface Tecnológica, 18(1), 104-116, 2021. Disponível em:< https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1136/610>. Acesso em: 06 de Ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1136

NETO, Raimundo André Pereira, & DE CASTRO, Marcelo Augusto Farias. Análise de aspectos sócio econômicos motivadores para a Implantação de lojas de varejo farmacêutico (2018). Disponível em:<https://lares.architexturez.net/system/files/38%20-%20Neto%20%2B%20Castro.pdf>. Acesso em: 21 de Ago. 2023.

RODRIGUES, Alan; DE SOUZA, Renata Galdino. & RODRIGUES, Isaac Antônio. O processo de fusão entre organizações: razões estratégicas. In: Anais Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 5(5), 2016. Disponível em:< https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/seminariocsa/article/view/2724/2528>. Acesso em: 08 de Ago. 2023.

RODRIGUES, Ricardo Rosseto. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: Estácio, 2014. Disponível em:<https://tigubarcelos.files.wordpress.com/2019/03/fundamentos-de-marketing-ld267.pdf.>. Acesso em: 08 de Ago. 2023.

SALGADO, Roberto Resende; LIBÓRIO, Matheus Pereira; DA SILVA MARTIN, Carlos Augusto Paiva, & BERNARDES, Patrícia. WebGIS de geomarketing: solução de dois estágios para um problema de localização do varejo. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, 46(1), 75-89, 2019. Disponível em:< https://revistas.ufpr.br/raega/article/download/56067/37844>. Acesso em: 21 de Ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v46i1.56067

SILVESTRE, Carlos Eduardo Modesto. A importância do geomarketing: contribuições a partir do estudo da rede OXXO em Campinas-SP (2023). Disponível em:< https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/38782/1/ImportanciaGeomarketingContribui%c3%a7%c3%b5es.pdf>. Acesso em: 17 de Ago. 2023.

YRIGOYEN, Coro Chasco. (2003). El geomarketing y la distribución comercial. Madrid: Investigación y Marketing, 79, 6-14, 2003. Disponível em:< https://www.efectus.cl/upload_files/documentos/26062009124606-961978.pdf>. Acesso em: 08 de Ago. 2023.

Downloads

Publicado

20/12/2023

Como Citar

FERNANDES, P. GEOMARKETING NO VAREJO: considerações e benefícios. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 291–304, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i2.1712. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1712. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas

Visualizações
  • Resumo 247
  • PDF 165
Métricas