GEOMARKETING NO VAREJO

considerações e benefícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i2.1712

Palavras-chave:

Geomarketing, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Marketing

Resumo

Geomarketing é um termo cada vez mais usual em contexto empresarial. Pode ser entendido, por exemplo, como o resultado da interseção entre Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Marketing. O propósito do presente artigo é tecer considerações sobre este conceito e analisar benefícios da sua utilização no setor do varejo em contexto Brasileiro. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica na procura de estudos, redigidos em língua portuguesa, que permitissem ao leitor entender esses benefícios de uma forma bastante prática. A respetiva pesquisa incidiu essencialmente sobre artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. A partir dos resultados obtidos, podemos concluir que o geomarketing acarreta diversos benefícios para as empresas varejistas, que vão desde a típica localização do melhor lugar para edificar novas instalações, mas também proporcionando um maior conhecimento da localização dos seus clientes-alvo, o que torna possível o aumento da eficácia no ajustamento das decisões tomadas no contexto dos departamentos de marketing.

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Publicado

20/12/2023

Como Citar

FERNANDES, P. GEOMARKETING NO VAREJO: considerações e benefícios. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 291–304, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i2.1712. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1712. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

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