ANÁLISE COMPARATIVA DE CANAIS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO USADOS POR REDES DE PET SHOP
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1648Palavras-chave:
Pet shop, Mídias sociais, Canais de comunicaçãoResumo
O comércio de pet shop continua crescendo, mesmo depois da pandemia. O número de animais de estimação e apego dos seres humanos com seus pets é outro fator em crescimento. O uso de canais de comunicação mais eficazes é fundamental para que as empresas se aproximem do seu público-alvo. O objetivo desta pesquisa é analisar e comparar os principais canais de comunicação virtual com ênfase as três maiores empresas do setor “Pet Shop” na baixada santista. A premissa é verificar as melhores ferramentas, como instrumento para melhorar o relacionamento e fidelizar seus clientes. Trata-se de um estudo com abordagem exploratória. Buscou-se nos sites e nas redes sociais os elementos necessários para análise comparativa. Os resultados mostram os meios de comunicação virtual utilizados pelas empresas para transmitir conteúdos informativos, sendo os principais: TikTok, Instagram e YouTube. Contudo, é notório afirmar que os canais virtuais executam vários tipos de mensagens e fazem parte das estratégias de marketing das empresas de Pet shop.
Downloads
Métricas
Referências
ABF. Congresso de Franquias e Varejo NO e NE debate tendências e desafios. Associação brasileira de franchising, 2022. Disponível em: https://www.abf.com.br/congresso-de-franquias-e-varejo-no-e-ne-debate-tendencias-e-desafios/. Acesso em: 16 nov. 2022.
ABLAS, Barbara. O que é marketing digital? Entenda e veja dicas para aplicar na empresa. Techtudo, 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/07/o-que-e-marketing-digital-entenda-e-veja-dicas-para-aplicar-na-empresa.ghtml. Acesso em: 16 nov. 2022.
ALESSANDRA, Karla. Especial 1 - A história da domesticação e o Direito dos Animais (04'49"). Câmara dos Deputados, Rádio Câmara, 2010. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/332544-especial-1a-historia-da-domesticacao-eo-direito-dos-animais-0449/ Acesso em: 20 out. 2022.
BOOKING. Brasileiros dão mais importância a destinos e acomodações pet friendly do que média global de viajantes, revela Booking.com, 2022. Disponível em: https://news.booking.com/pt-br/brasileiros-do-mais-importancia-a-destinos-e-acomodacoes-pet-friendly-do-que-media-global-de-viajantes-revela-bookingcom/. Acesso em: 05 jul. 2022.
BRITO, Yuri. Como usar os canais digitais para alavancar meu negócio. AGERIO, 2019. Disponível em: https://www.agerio.com.br/agerio-orienta/como-usar-os-canais-digitais-para-alavancar-meu-negocio/. Acesso em:11 nov. 2022.
CANALTECH. Twitter, “What’s happening?”, 2022b. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/twitter/. Acesso em: 11 nov. 2022.
CANALTECH. YouTube, 2022a. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/youtube/. Acesso em: 8 nov. 2022.
COMAC. Coletiva de imprensa: Radar Pet 2021. Comissão de Animais de Companhia, 2021. Disponível em: https://sindan.org.br/wp-content/uploads/2021/07/Apresentacao-Radar-2021-Coletiva-de-Imprensa-1.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.
CONTENT MARKETING INSTITUTE. What Is Content Marketing, 2015. Disponível em: http://contentmarketinginstitute.com/what-is-content-marketing/. Acesso em: 30 nov. 2022.
CUSTÓDIO, Monica. O que é SEM? Saiba o que é Search Engine Marketing e como fazer, 2020. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-sem/. Acesso em: 15 nov. 2022.
ESCOLA DE E-COMMERCE. Tipos de varejo: Conheça os principais, suas características e qual o ideal para o seu negócio, 2022a. Disponível em: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/tipos-de-varejo/amp/. Acesso em: 8 nov. 2022.
ESCOLA DE E-COMMERCE. Redes sociais mais usadas no Brasil: Veja o ranking atualizado e defina a melhor para o seu negócio! 2022b. Disponível em: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 30 nov. 2022.
FALCÃO, Irce. Por que os chamamos de Pets? 2020. Disponível em: https://www.folhape.com.br/colunistas/folha-pet/por-que-os-chamamos-de-pets/20538/. Acesso em: 1 out. 2022.
FERRAZ, Luiza. Petland revê ambições em plano de saúde e põe foco em novas lojas, 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/negocios/pioneira-varejo-pet-cobasi-investe-retomar-lideranca-setor/. Acesso em: 30 nov. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, Fernanda. Pioneira em varejo 'pet', Cobasi investe para retomar liderança no setor, 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/negocios/pioneira-varejo-pet-cobasi-investe-retomar-lideranca-setor/. Acesso em: 30 nov. 2022.
JEHNIFFER, Jaine. IPO da Petz – História da empresa, produtos e abertura de capital, 2020. Disponível em: https://investidorsardinha.r7.com/opiniao/ipo-da-petz/. Acesso em: 02 dez. 2022.
JORDÃO. Claudia. Nos anos 80, cachorro só tomava remédio de gente, diz pioneiro dos pet shops, 2013. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1281757-nos-anos-80-cachorro-so-tomava-remedio-de-gente-diz-pioneiro-dos-pet-shops.shtml. Acesso em: 10 nov. 2022.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15ª Ed. São Paulo: Pearson, 2015.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
LAUDON, Kenneth C.; TRAVER, Carol Guercio. E-commerce. 13ª ed, Pearson
Education, 2017.
LIMA, Monique. Brasil é o terceiro país com mais pets; setor fatura R$ 52 bilhões. Forbes, 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/10/brasil-e-o-terceiro-pais-com-mais-pets-setor-fatura-r-52-bilhoes/. Acesso em: 10 out. 2022.
META. Amplie seu negócio em qualquer lugar com o Facebook. Facebook, c2023. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/business/marketing/facebook. Acesso em: 11 de nov. 2022.
RECLAME AQUI. Reclame aqui, 2022. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/. Acesso em: 30 nov. 2022.
SAES, Aline. Arqueólogos encontram esqueleto de cachorro da Idade da Pedra na Suécia, 2022. Disponível em: https://socientifica.com.br/esqueleto-de-cachorro-idade-da-pedra/. Acesso em: 10 nov. 2022.
SARMOR, Geraldo; ARBEX, Pedro. Petland quer ser a maior rede de pet shops do mundo, 2021. Disponível em: https://sbvc.com.br/petland-maior-rede-pet-shops-mundo/. Acesso em: 30 nov. 2022.
SEBRAE. Entender o comportamento do consumidor é essencial para empresas, 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entender-o-comportamento-do-consumidor-e-essencial-para-empresas,9cc454ca74d36810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 26 maio 2023.
SEBRAE. Uma breve definição sobre o comércio online, 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/uma-breve-definicao-sobre-o-comercio-online,08cfa5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 13 nov. 2022.
SILVEIRA, Flavia. Projeto entre irmãos, maior pet store do país começou vendendo adubo e ração de gado, 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/projeto-entre-irmaos-maior-pet-store-do-pais-comecou-vendendo-adubo-e-racao-de-gado-433g0grd1e5swy13d9fx2vct7/. Acesso em: 30 nov. 2022.
SPC BRASIL. 60% dos donos de animais de estimação não se planejaram financeiramente para ter um pet, mostra pesquisa do SPC Brasil. Serviço de Proteção ao Crédito, 2017. Disponível em: Acesso em: 05 dez. 2022.
TIKTOK. Pequena Empresa Brasil | Primeiros Passos No TikTok for Business, 2022. Disponível em: www.tiktok.com/business/pt-BR/getstarted/smb. Acesso em: 10 nov. 2022.
VITORIO, Tamires. Cobasi recebe aporte de R$ 300 milhões para avançar nos canais digitais, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/cobasi-recebe-aporte-de-r-300-milhoes-para-avancar-nos-canais-digitais/. Acesso em: 30 nov. 2022.
ZENVIA. WhatsApp Business: guia completo para atender melhor e vender mais com a conta comercial do WhatsApp. Resultados Digitais, 2021. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/whatsapp-business/. Acesso em: 11 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 141
- PDF 162