ANÁLISE COMPARATIVA DE CANAIS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO USADOS POR REDES DE PET SHOP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1648

Palavras-chave:

Pet shop, Mídias sociais, Canais de comunicação

Resumo

O comércio de pet shop continua crescendo, mesmo depois da pandemia. O número de animais de estimação e apego dos seres humanos com seus pets é outro fator em crescimento. O uso de canais de comunicação mais eficazes é fundamental para que as empresas se aproximem do seu público-alvo. O objetivo desta pesquisa é analisar e comparar os principais canais de comunicação virtual com ênfase as três maiores empresas do setor “Pet Shop” na baixada santista. A premissa é verificar as melhores ferramentas, como instrumento para melhorar o relacionamento e fidelizar seus clientes. Trata-se de um estudo com abordagem exploratória. Buscou-se nos sites e nas redes sociais os elementos necessários para análise comparativa. Os resultados mostram os meios de comunicação virtual utilizados pelas empresas para transmitir conteúdos informativos, sendo os principais: TikTok, Instagram e YouTube. Contudo, é notório afirmar que os canais virtuais executam vários tipos de mensagens e fazem parte das estratégias de marketing das empresas de Pet shop.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABF. Congresso de Franquias e Varejo NO e NE debate tendências e desafios. Associação brasileira de franchising, 2022. Disponível em: https://www.abf.com.br/congresso-de-franquias-e-varejo-no-e-ne-debate-tendencias-e-desafios/. Acesso em: 16 nov. 2022.

ABLAS, Barbara. O que é marketing digital? Entenda e veja dicas para aplicar na empresa. Techtudo, 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/07/o-que-e-marketing-digital-entenda-e-veja-dicas-para-aplicar-na-empresa.ghtml. Acesso em: 16 nov. 2022.

ALESSANDRA, Karla. Especial 1 - A história da domesticação e o Direito dos Animais (04'49"). Câmara dos Deputados, Rádio Câmara, 2010. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/332544-especial-1a-historia-da-domesticacao-eo-direito-dos-animais-0449/ Acesso em: 20 out. 2022.

BOOKING. Brasileiros dão mais importância a destinos e acomodações pet friendly do que média global de viajantes, revela Booking.com, 2022. Disponível em: https://news.booking.com/pt-br/brasileiros-do-mais-importancia-a-destinos-e-acomodacoes-pet-friendly-do-que-media-global-de-viajantes-revela-bookingcom/. Acesso em: 05 jul. 2022.

BRITO, Yuri. Como usar os canais digitais para alavancar meu negócio. AGERIO, 2019. Disponível em: https://www.agerio.com.br/agerio-orienta/como-usar-os-canais-digitais-para-alavancar-meu-negocio/. Acesso em:11 nov. 2022.

CANALTECH. Twitter, “What’s happening?”, 2022b. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/twitter/. Acesso em: 11 nov. 2022.

CANALTECH. YouTube, 2022a. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/youtube/. Acesso em: 8 nov. 2022.

COMAC. Coletiva de imprensa: Radar Pet 2021. Comissão de Animais de Companhia, 2021. Disponível em: https://sindan.org.br/wp-content/uploads/2021/07/Apresentacao-Radar-2021-Coletiva-de-Imprensa-1.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.

CONTENT MARKETING INSTITUTE. What Is Content Marketing, 2015. Disponível em: http://contentmarketinginstitute.com/what-is-content-marketing/. Acesso em: 30 nov. 2022.

CUSTÓDIO, Monica. O que é SEM? Saiba o que é Search Engine Marketing e como fazer, 2020. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-sem/. Acesso em: 15 nov. 2022.

ESCOLA DE E-COMMERCE. Tipos de varejo: Conheça os principais, suas características e qual o ideal para o seu negócio, 2022a. Disponível em: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/tipos-de-varejo/amp/. Acesso em: 8 nov. 2022.

ESCOLA DE E-COMMERCE. Redes sociais mais usadas no Brasil: Veja o ranking atualizado e defina a melhor para o seu negócio! 2022b. Disponível em: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 30 nov. 2022.

FALCÃO, Irce. Por que os chamamos de Pets? 2020. Disponível em: https://www.folhape.com.br/colunistas/folha-pet/por-que-os-chamamos-de-pets/20538/. Acesso em: 1 out. 2022.

FERRAZ, Luiza. Petland revê ambições em plano de saúde e põe foco em novas lojas, 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/negocios/pioneira-varejo-pet-cobasi-investe-retomar-lideranca-setor/. Acesso em: 30 nov. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Fernanda. Pioneira em varejo 'pet', Cobasi investe para retomar liderança no setor, 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/negocios/pioneira-varejo-pet-cobasi-investe-retomar-lideranca-setor/. Acesso em: 30 nov. 2022.

JEHNIFFER, Jaine. IPO da Petz – História da empresa, produtos e abertura de capital, 2020. Disponível em: https://investidorsardinha.r7.com/opiniao/ipo-da-petz/. Acesso em: 02 dez. 2022.

JORDÃO. Claudia. Nos anos 80, cachorro só tomava remédio de gente, diz pioneiro dos pet shops, 2013. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1281757-nos-anos-80-cachorro-so-tomava-remedio-de-gente-diz-pioneiro-dos-pet-shops.shtml. Acesso em: 10 nov. 2022.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15ª Ed. São Paulo: Pearson, 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

LAUDON, Kenneth C.; TRAVER, Carol Guercio. E-commerce. 13ª ed, Pearson

Education, 2017.

LIMA, Monique. Brasil é o terceiro país com mais pets; setor fatura R$ 52 bilhões. Forbes, 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/10/brasil-e-o-terceiro-pais-com-mais-pets-setor-fatura-r-52-bilhoes/. Acesso em: 10 out. 2022.

META. Amplie seu negócio em qualquer lugar com o Facebook. Facebook, c2023. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/business/marketing/facebook. Acesso em: 11 de nov. 2022.

RECLAME AQUI. Reclame aqui, 2022. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/. Acesso em: 30 nov. 2022.

SAES, Aline. Arqueólogos encontram esqueleto de cachorro da Idade da Pedra na Suécia, 2022. Disponível em: https://socientifica.com.br/esqueleto-de-cachorro-idade-da-pedra/. Acesso em: 10 nov. 2022.

SARMOR, Geraldo; ARBEX, Pedro. Petland quer ser a maior rede de pet shops do mundo, 2021. Disponível em: https://sbvc.com.br/petland-maior-rede-pet-shops-mundo/. Acesso em: 30 nov. 2022.

SEBRAE. Entender o comportamento do consumidor é essencial para empresas, 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entender-o-comportamento-do-consumidor-e-essencial-para-empresas,9cc454ca74d36810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 26 maio 2023.

SEBRAE. Uma breve definição sobre o comércio online, 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/uma-breve-definicao-sobre-o-comercio-online,08cfa5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 13 nov. 2022.

SILVEIRA, Flavia. Projeto entre irmãos, maior pet store do país começou vendendo adubo e ração de gado, 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/projeto-entre-irmaos-maior-pet-store-do-pais-comecou-vendendo-adubo-e-racao-de-gado-433g0grd1e5swy13d9fx2vct7/. Acesso em: 30 nov. 2022.

SPC BRASIL. 60% dos donos de animais de estimação não se planejaram financeiramente para ter um pet, mostra pesquisa do SPC Brasil. Serviço de Proteção ao Crédito, 2017. Disponível em: Acesso em: 05 dez. 2022.

TIKTOK. Pequena Empresa Brasil | Primeiros Passos No TikTok for Business, 2022. Disponível em: www.tiktok.com/business/pt-BR/getstarted/smb. Acesso em: 10 nov. 2022.

VITORIO, Tamires. Cobasi recebe aporte de R$ 300 milhões para avançar nos canais digitais, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/cobasi-recebe-aporte-de-r-300-milhoes-para-avancar-nos-canais-digitais/. Acesso em: 30 nov. 2022.

ZENVIA. WhatsApp Business: guia completo para atender melhor e vender mais com a conta comercial do WhatsApp. Resultados Digitais, 2021. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/whatsapp-business/. Acesso em: 11 nov. 2022.

Downloads

Publicado

30/06/2023

Como Citar

ANGELICA BATISTA DA SILVA, C.; NANNI, H. C.; PEREIRA , L. de S. ANÁLISE COMPARATIVA DE CANAIS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO USADOS POR REDES DE PET SHOP. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 372–384, 2023. DOI: 10.31510/infa.v20i1.1648. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1648. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial

Métricas