A IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO NO SISTEMA DE SOLDAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1553

Palavras-chave:

Soldagem, Industria, Produtividade, Melhorias

Resumo

O processo de soldagem de pontos por resistência é largamente difundido na indústria automobilística, atualmente o mais aplicado na união dos variados tipos de chapas que formam a carroçaria. Em relação aos processos de soldagem por abertura de arco elétrico tem como vantagens principais, proporcionar menor aquecimento às partes unidas, uma vez que a fusão é restrita apenas ao local de formação do ponto, não acrescentar peso extra ao produto, uma vez que não utiliza materiais de adição além de proporcionar custos mais baixos. Atualmente a máquina de solda garante muita eficiência e produtividade no processo de união de metais, evitando erros comuns e o descarte desnecessário de matéria prima, por isso vêm sendo uma das mais utilizadas. É muito importante conhecer os métodos para que possam ser identificados quando devemos utilizar cada um. É importante ressaltar que para a realização do processo de soldagem, em qualquer situação, deve ser realizada por um profissional capacitado, e utilizar os EPIS necessários para que aconteçam de maneira segura e confiável, evitando possíveis acidentes.  O objetivo central é a verificação dos estudos por meio de um levantamento de dados, de fatores críticos e favoráveis sobre o tema escolhido. Podemos concluir então que o processo de soldagem é um ramo da indústria no qual trará maiores demandas, desafios e exigências com o passar do tempo principalmente devido ao constante crescimento de exploração do gás e do petróleo, também refletido pelo aumento do consumo energético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AUTOMAÇÃO EM SOLDAGEM. Infosolda, 2013. Disponível em: https://infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/fundamentos/224-automacao-em-soldagem. Acesso em: 06 de abril de 2022.

CONTRERA, Ana L.G. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NO SETOR DE SOLDA EM UMA EMPRESA DO RAMO METALÚRGICO. Marília, 2014. Curso de Engenharia de Produção da Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HAIR J. J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Tradução Lene Belon Ribeiro. Editora Bookman, Por Alegre, 2005. 471 p.

BASTOS, L. da R. Manual para Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa. Rio de Janeiro: Guanabara, 1995.

ECO, H. Como se faz uma tese. Rio de Janeiro: Perspectiva, 1997.

MARTINS, G. de A. Manual para elaboração de Monografias. São Paulo: Atlas, 1994, Tese (Dissertação em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

A automação e os processos de solda na indústria. High Solutions, 2021. Disponível em: https://www.highsolutions.com.br/a-automacao-e-os-processos-de-solda-na-industria. Acesso em 10 de setembro de 2022.

PIGOZZO, I. O. SOLDAGEM TIG ORBITAL: OTIMIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E PROSPECÇÕES TÉCNOLÓGICAS PARA PROCEDIMENTOS DE PASSE DE RAIZ. Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Mecânica. Florianópolis, 2015.

SOLDA POR RESISTÊNCIA. Isotron. Paraná. Disponível em: https://isotron.com.br/solda-por-resistencia. Acesso em: 04 de dezembro de 2022.

KELM, M.S. DE SOLDAGEM MIG MAG. Balmer tradição em soldas, 2021. Disponível em: https://www.balmer.com.br/blog/2021/07/08/processo-de-soldagem-mig-mag. Acesso em: 04 de dezembro de 2022.

AURÉLIO, M. AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: O CUSTO DE IMPLANTAÇÃO PARA AUTOMATIZAR UMA FÁBRICA. Elco, 2018. Disponível em: https://elcoindustria.com.br/automacao-industrial-custo-implantacao-automatizar. Acesso em: 04 de dezembro de 2022.

PROCESSO DE ARCO SUBMERSO. Air Liquide. Disponível em: https://pt.airliquide.com/solucoes/soldadura-industrial/processo-de-arco-submerso. Acesso em: 04 de dezembro de 2022.

Downloads

Publicado

20/12/2022

Como Citar

PINTO, A. C. L.; OKADA, R. H. . A IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO NO SISTEMA DE SOLDAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 1030–1042, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i2.1553. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1553. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)