PRODUÇÃO DE CACHAÇA ARTESANAL
DOI:
https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1542Palavras-chave:
Aguardente, Cachaça, Bebida HistóricaResumo
Como visto em livros históricos que retrata a evolução de uma bebida ingerida por povos nativos e escravos, no qual era uma bebida sem conhecimento, surgia no brasil a cachaça, contudo no grau de conhecimento que a bebida ganhava perante os povos, ela ia ganhado espaço nas mesas dos senhores por ser uma bebida mais disponível. A cachaça tem um grande papel na história do Brasil e com os anos foi ganhando mais espaço. A finalidade do presente trabalho é mostrar a cachaça artesanal apresentando sua evolução com o decorrer dos anos, pois é uma bebida que está presente no histórico do Brasil, desde seu período colonial, e são diversas alternativas até aparecer a bebida destilada, que é um dos drinks mais consumidos por brasileiros e sendo mais procurada fora do país. A diretriz deste trabalho foi elaborado por meio de pesquisas bibliográficas, com suporte de obras que abrange o tema escolhido, pesquisas teóricas, sites oficiais e artigos científicos.
Downloads
Métricas
Referências
BIABIER. Cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida do País. Disponível em: <https://biabier.com.br/cachaca-e-a-segunda-bebida-alcoolica-mais-consumida-do-pais/>. Acesso em 17 set. 2022.
CACHAÇAGESTOR. Tudo que você precisa saber sobre a legislação no mercado da cachaça. DISPONIVEL EM: <https://cachacagestor.com.br/blog/legislacao-no-mercado-da-cachaca/>. Acesso em: 20 set. 2022.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
EMBRAPA. Cachaça. Disponível em: <https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/cana/pos-producao/cachaca >. Acesso em: 22 set. 2022.
EXPOCACHAÇA. Números da cachaça: A importância do mercado da Cachaça no Brasil e no Mundo. https://www.expocachaca.com.br/numeros-da-cachaca/>. Acesso em: 24 set. 2022.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FORBES. Exportação de cachaça recupera mercado e espera crescer em 2022. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbesagro/2022/01/exportacao-de-cachaca-recupera-mercado-e-espera-crescer-em-2022/?amp>. Acesso em: 26 set 2022.
HARMONIESCHNAPS. Árvore do conhecimento. Disponível em: <http://www.harmonieschnaps.com.br/sem-categoria/mulheres-cachaca-artesanal>. Acesso em: 21 set. 2021.
IBRAC. Oque é cachaça. Disponível em: <https://ibrac.net/cachaca/4/o-que-e-a-cachaca>. Acesso em: 22 set. 2022.
MAPADACACHAÇA. Como fazer cachaça em 8 passos. Disponível em: <https://www.mapadacachaca.com.br/artigos/como-se-produz-cachaca-em-8-passos/>. Acesso em: 25 out. 2022.
NAÇÃOAGRO. 5 coisas que você precisa saber para produzir e vender cachaça artesanal. Disponível em: <https://www.nacaoagro.com.br/noticias/coisasprecisa-conhecer-para-produzir-cachaca-artesanal/>. Acesso em: 25 out.2002.
OLIVEIRA, L, M. O processo de produção da cachaça artesanal e sua importância comercial. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99VGVE/1/monografia_ana_marcia_2011_2.pdf>. Acesso em: 17 set. 2022.
PESAGRO. Cachaça de alambique. Disponível em: <http://www.espacodoagricultor.rj.gov.br/pdf/cachaca.pdf>. Acesso em 20 set. 2021.
ROTEIRODACACHAÇA. Produção de cachaça. Disponível em: <https://roteirodacachaca.com.br/producao-da-cachaca/>. Acesso em: 27 out. 2022.
SENAI. Fabricação de cachaça. Disponível em: <https://www.senairs.org.br/sites/default/files/documents/fabricao-de-cachaa-pdf1.pdf>. Acesso em: 21 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interface Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Interface Tecnológica e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
- Resumo 805
- PDF 764