ARROZ

uma descrição do mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i2.1436

Palavras-chave:

Arroz., Comercialização., Produção., Importação., Exportação.

Resumo

O arroz (Oryza sativa) foi introduzido no Brasil em 1530 pelo comboio de Pedro Álvares Cabral na Capitania de São Vicente. A expansão da produção ocorreu primeiro no litoral e posteriormente para o interior do Brasil com as pastagens e o cultivo do café. É o segundo cereal mais produzido e consumido no mundo, ficando atrás apenas do trigo. Esta pesquisa objetivou fazer um levantamento da produção e do mercado de arroz. Para compreender o mercado do arroz foram realizadas pesquisas teóricas e quantitativas para ordenar e classificar os países participantes deste mercado. O cultivo de arroz ocorre principalmente em países populosos e de baixa renda. No Brasil a produção concentra-se na região sul, que é responsável por mais de 82% da produção. Em 2020 os estoques mundiais foram de 37% das necessidades de consumo. A China dominou o mercado de arroz, como maior produtor e importador; sétimo maior exportador; e, com um consumo per capita anual acima de 100 Kg. O Brasil foi o 9º maior produtor, 10º maior exportador, 18º maior importador. Os principais compradores do arroz brasileiro foram a Venezuela (20,6%) e o Peru (12,1%). A maior parte das importações de arroz do Brasil foram dos países do Mercosul. O consumo per capita de arroz beneficiado no Brasil em 2022 foi 33,1 Kg. O arroz é um produto acessível para o trabalhador de baixa renda, e qualquer mudança no consumo ou na oferta pode provocar desequilíbrios nos preços de mercado.

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Publicado

20/12/2022

Como Citar

NERY, I. B. D.; CELLA, D. ARROZ: uma descrição do mercado. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 549–460, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i2.1436. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1436. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Agronegócio

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