IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOBRE O MARKETING

Autores

  • Gustavo Ferreira da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Jederson Donizete Zuchi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

Palavras-chave:

Tecnologia, Marketing, Comunicação, Internet, Comércio Eletrônico

Resumo

O marketing vem passando por constantes evoluções, assim como a tecnologia. De início, o marketing era focado no produto, o poder estava nas mãos dos fornecedores, pois a oferta era menor que a demanda. Anos depois, vários setores produtivos passaram a ter uma oferta maior que a demanda, portanto, as empresas precisavam se diferenciar e inovar para vender. Hoje vivemos a era onde o consumidor tem o poder em mãos, as empresas agora precisam buscar experiências de consumo e se posicionar com valores que reflitam os valores dos consumidores. Este artigo tem o objetivo de levantar um panorama sobre como o avanço da tecnologia da informação transformou o marketing e a comunicação, apresentando pontos em que a evolução e a massificação da Internet contribuíram para estratégias de marketing mais assertivas e também para empoderar o consumidor na busca de informação sobre produtos e serviços. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica e concluiu-se que com as ondas de evolução do marketing, junto ao avanço da tecnologia, empresas de qualquer porte passaram a ter a possibilidade de atingir mercados antes inalcançáveis com poucos recursos, permitindo assim que pequenas empresas tenham vantagem competitiva. Também identificou-se que os anseios dos consumidores mudaram nos últimos anos, fazendo com que agências e gestores de marketing pensem muito mais na pessoa e suas expectativas e satisfações que no produto em sua forma tangível. Por fim, explorando algumas tecnologias é possível ter informações importantes sobre os consumidores, permitindo planejar estratégias mais assertivas e voltadas aos desejos do consumidor.

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Referências

Marketing has been going through constant evolutions, as well as technology. Initially, the marketing was focused on the product, the power was with the suppliers, because the supply was less than the demand. Years later, several productive sectors started to have a supply bigger than the demand, therefore, the companies needed to differentiate and innovate to sell. Today we live the era where the consumer has the power, companies now need to seek consumer experiences and position themselves with values that reflect the values of consumers. This article aims to present a panorama on how the advance of information technology has transformed marketing and communication, presenting points in which the evolution and the massification of the Internet have contributed to more assertive marketing strategies and also to empower the consumer in the search Information about products and services. For this, a bibliographical research was carried out and it was concluded that with the waves of marketing evolution, along with the advancement of technology, companies of any size have the possibility to reach previously unreachable markets with few resources, thus allowing small companies to have competitive advantage. It has also been identified that consumer yearnings have changed in recent years, making agencies and marketers think much more about the person and their expectations and satisfactions than about the product in its tangible form. Finally, by exploiting some technologies it is possible to have important information about the consumers, allowing to plan strategies more assertive and directed to the desires of the consumer.

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Publicado

01/07/2017

Como Citar

DA SILVA, G. F.; ZUCHI, J. D. IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOBRE O MARKETING. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 72–83, 2017. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/143. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

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