PROJETO DE MELHORIA DO ATENDIMENTO, PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE UMA LANCHONETE UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÃO ARENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i1.1415

Palavras-chave:

Melhoria de processo, Simulação, Software ARENA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a melhoria dos serviços de uma lanchonete, otimizando assim o atendimento aos clientes e tempo de resposta aos pedidos. Como base para este projeto utilizou-se pesquisa bibliográfica baseado em livros, artigos de internet e visita in loco para levantamento dos dados. O trabalho utilizou-se a metodologia de Design Thinking e através do simulador ARENA propôs uma melhoria no sistema de atendimento, produção e distribuição dos pedidos da lanchonete para que venham a ter maior qualidade e menor tempo de resposta aos pedidos. Como resultado a simulação mostrou um gargalo considerável na preparação dos lanches e um outro gargalo bem menor na entrega via moto da lanchonete e um novo cenário apresentado como solução mostrou uma redução considerável na fila no preparo dos lanches. Conclui-se que ferramentas de simulação como o ARENA são imprescindíveis para auxílio dos gestores para solucionar problemas de gargalos nas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALBRECHT, K. Revolução nos serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar seus clientes. 4ed. São Paulo: Pioneira, 1994.

ANDRADE, E. L. Introdução à Pesquisa Operacional: Métodos e Modelos para análise de Decisões. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 192p.

ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 7 Ed. São Paulo: Atlas 2006.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA R. Metodologia Cientifica. 6 Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

FIORONI, M.M. Simulação em ciclo fechado de malhas ferroviárias e suas aplicações no brasil: avaliação de alternativas para o direcionamento de composições. Tese de Doutorado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

FREITAS FILHO, P. J. Introdução à modelagem e simulação de sistemas com aplicações em ARENA. 2ed. Ver e atual. / Paulo José de Freitas Filho – Florianópolis: Visual Books, 2008.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. rev. São Paulo: Atlas, 2010.

PARAGON. ARENA. 2021. Disponível em www.paragon.com.br/%20softwares/arena/ Acesso em 10 outubro 2021.

PRADO, D. S. dos. Usando o ARENA EM SIMULAÇÃO. Darci dos Santos Prado – Belo Horizonte (MG) INDG Tecnologia e Serviços Ltda. – 2010 305p.: il (Série Pesquisa Operacional – Volume 3).

RANGEL, A; COBRA, M. serviços ao cliente: uma estratégia competitiva. 2. Ed. São Paulo: Marcos Cobra, 1993.

SCHULTZ, F. Qualidade em serviços: 5 dicas para melhorar e monitorar sua empresa. Publicado em Set. 2020. Disponível em: https://blog.bomcontrole.com.br/qualidade-em-servicos/ . Acesso em: 08 out 2021

Downloads

Publicado

30/06/2022

Como Citar

AUGUSTI, N. C.; EMBALDE, I. L. P.; MENDES, O. L. PROJETO DE MELHORIA DO ATENDIMENTO, PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE UMA LANCHONETE UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÃO ARENA. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 477–488, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i1.1415. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1415. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>