CÓDIGO LIMPO

a importância da refatoração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v19i1.1373

Palavras-chave:

código limpo, desenvolvimento, refatoração

Resumo

O ato de escrever código é muitas vezes subestimado, mas é a base que conduz cada movimento, positivo ou negativo, ao seu objetivo final. À medida que o software evolui, ele pode adquirir certos tipos de rigidez, permitindo que o software chegue ao fim de seu ciclo de vida. A chamada arquitetura limpa é uma das soluções propostas para minimizar esse sintoma. Código limpo tornou-se uma filosofia de desenvolvimento cujo objetivo principal é aplicar técnicas simples projetadas para facilitar a escrita e a leitura de código. No processo de limpeza ou escrita de código limpo, existe um processo chamado refatoração, que é um processo de melhoria do código sem criar novos recursos, o que auxilia na transformação do código. Neste trabalho, serão discutidos os conceitos de código limpo e refatoração, por meio de uma pesquisa bibliográfica descritiva, com o objetivo de demonstrar os processos de criação de um código limpo e transformação de um código por meio da refatoração. Como resultado foi possível observar que a criação de um código limpo é benéfico para o sistema por facilitar sua manutenção e agilizar seu desenvolvimento. Assim, pode-se concluir que a refatoração é um processo importante durante todo o processo de desenvolvimento, assim como a atenção a todos os detalhes é uma boa prática do desenvolvedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Maria M. Introdução à metodologia do Trabalho Científico. 7. ed. São Paulo. Editora Atlas S.A. 2006.

BECK, Kent. Extreme Programming Explained: Embrace Change. 2. ed. revisada. Addison-Wesley Professional, 2004.

CAVALCANTE, Pablo H. A.; Entenda o que é refatoração e suas principais técnicas. GeekHunter. Jan. 2021. Disponível em: <https://blog.geekhunter.com.br/refatoracao/>. Acesso em: 02 Fev. 2022.

CERVO, A.; BERVIAN, P.; SILVA, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo. Editora Pearson. 2010.

FOWLER, Martin. Refatoração: Aperfeiçoando o design de códigos existentes. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Editora SA, 2000.

GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas e Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo. Editora Atlas S.A. 2008.

HORN, Michelle. Clean Code: o que é, porque usar e principais regras!. Blog BeTrybe. Fev. 2021. Disponível em: <https://blog.betrybe.com/tecnologia/clean-code/>. Acesso em: 02 Fev. 2022.

KERIEVSKY, Joshua. Refatoração para padrões. 1. ed.Porto Alegre: Bookman Editora LTDA, 2008.

MARTIN, Robert C. Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software. 1. ed. Atlas Book, 2009.

MARTIN, Robert C; MARTIN, Micah. Princípios, Padrões e Práticas Ágeis em C#. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. Kindle.

ZANETTE, Alysson. Clean Code: Boas práticas para manter seu código limpo!. BeCode. 2017. Disponível em: <https://becode.com.br/clean-code/> Acesso em: 02 Fev. 2022.

Downloads

Publicado

30/06/2022

Como Citar

PORTO, C. A. M.; MENDES, O. L. CÓDIGO LIMPO: a importância da refatoração. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 56–64, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i1.1373. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1373. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Informática

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>