FERRAMENTAS DA QUALIDADE COM ÊNFASE EM CARTA DE CONTROLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v18i2.1322

Palavras-chave:

Gestão da qualidade, Carta de controle, Tecnologia, Controle de qualidade, Controle Estatístico de Qualidade

Resumo

Com o constante avanço tecnológico, as empresas passaram a buscar métodos e técnicas, mais eficientes, para se manterem competitivas no mercado. Estamos em uma sociedade em cujos clientes o tornaram super exigentes, buscando equipamentos com total qualidade que possam atender suas necessidades conforme o esperado. Deste modo o objetivo central deste trabalho é analisar as ferramentas mais importantes no controle de qualidade, ou seja: Fluxograma; Planilha de verificação; Histograma; Diagrama de Pareto; Gráfico de controle; Diagrama de Dispersão e Diagrama de causa e efeito. assim com enfoque na importância da carta de controle. Para atingir os objetivos propostos, utiliza-se a metodologia qualitativa de revisão bibliográfica. Assim com o trabalho aqui apresentado, compreende-se ou chega-se à conclusão de que, as ferramentas de controle de qualidade desempenham um papel crucial na produção e no controle de qualidade em geral auxiliam as empresas a focarem em acertos e minimizarem erros ou excluírem de suas empresas, em especial a ferramenta das cartas de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ASTEGGIANO, M. Proposta de uma sistemática de custeio para as atividades de distribuição física de alimentos em uma distribuidora do segmento de food service. Porto Alegre, RS. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

CAMPOS, V.F. Gerência da qualidade total: estratégia para aumentar a competitividade da empresa brasileira. Belo Horizonte. MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, Editora Bloch, 1990.

DELLARETTI FILHO, O. As sete ferramentas do planejamento da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christino Ottoni, 1996.

GARVIN, D. Gerenciando a qualidade. Qualitymark, 1982.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total à maneira japonesa. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

LUCINDA, Marco Antônio. Qualidade: Fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de Janeiro: Bradsport, 2010.

MARCONI, M.A. LAKATOS, E.M Técnicas de pesquisa. 7. Ed São Paulo: Atlas; 2011.

MARQUES, Marcus. O que são as ferramentas de qualidade e qual a importância para seu negócio? 2017. Disponível em< http://marcusmarques.com.br/estrategias-denegocio/ferramentas-de-qualidade-qualimportancia-negocio/> Acesso em: 09 set. 2021.

MIGUEL, P.A.C. Qualidade: enfoques e ferramentas. 1 ed. São Paulo: Artliber, 2006.

OLIVEIRA, R. N. A. Marca própria. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.

PAULISTA, P. H.; ALVES, R. A., Ferramentas da qualidade: uma revisão bibliográfica e análise de publicações do ENEGEP. Artigo, III Simep – João Pessoa, PB, 27 a 29 de maio de 2015.

TOLEDO, J. C. [et al]. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

SANTOS, D. F.; CASAGRANDE, D. J. FERRAMENTAS DA QUALIDADE COM ÊNFASE EM CARTA DE CONTROLE. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 784–795, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1322. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1322. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial